quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Gerenciar o espaço em disco no Mac




Se você quiser manter seu Mac sempre com bom desempenho você deve fazer a manutenção do disco rígido. 

Como gerenciar o espaço do disco

Para obter as informações: clique no Finder > Arquivo > Obter Informações. O tamanho do espaço aparece na janela Informações, que se encontra ao lado da palavra Disponível

Para aumentar o espaço livre: suprima pastas, apague itens pessoais, estoque dados em um disco externo. 

Aumentar o espaço do disco

Apague os itens obsoletos, que não use a muito tempo ou que tornaram-se desnecessários: 
Coloque os itens desnecessários no lixo e não esqueça de esvaziar a lixeira depois. Para esvaziar a lixeira basta manter pressionado o ícone do Lixo no Dock, e selecione Esvaziar Lixo. Limpe a caixa de correio de seu e-mail. Para tanto vá em Eliminar itens apagados > Todas as contas > Caixa de Correio > Eliminar Mensagens Indesejadas. Na pasta de fotos iPhoto escolha iPhotos e selecione Esvaziar Lixo do iPhoto. Na pasta multimídia iMovie acesse Arquivo > Mover para o Lixo ou Arquivo > Mover Clipes rejeitados para o lixo para apagar os itens indesejados. Ou então escolha Arquivo Economizador de Espaço para apagar todos os vídeos de um acontecimento. 

O que você pode usar para limpar o disco

Existem diversos softwares que poderão te ajudar na tarefa de limpar o espaço de seu disco, Veja abaixo alguns: 
AppTrap para Mac 
Baixe AppTrap para Mac 
O software AppTrap te ajuda remover qualquer tipo de programas com eficácia e sem esforço. O programa acabacom todos os traços associados a softwares desinstalados abrindo espaço no seu disco. O AppTrap está nas Preferências do Sistema e funciona em segundo plano. Muito leve, ele não interfere no desempenho de seu Mac. 

CleanApp 
Baixe Cleanapp 
CleanApp mostra todas as aplicações instaladas atualmente em seu Mac, integra uma busca Spotlight e classifica suas aplicações. Ele identifica os aplicativos que você instalou já faz algum tempo e ainda não usou, ou muito pouco. ele sugere a supressão do programa. 

Log-Service registra todas as alterações diretamente no sistema de arquivos, CleanApp informará quais arquivos você deve suprimir para ganhar espaço livre no seu disco. 

IceClean 
Baixe Iceclean 
IceClean é um eficaz Sistema de Manutenção e Otimização do Mac. Com este programa fica muito fácil otimizar e limpar os discos. O programa possui interface amigável e bastante fácil de usar. 

Remova os itens transferidos desnecessários: com o passar do tempo, os itens transferidos pela internet se acumulam na pasta Transferências no seu Dock. Eles ocupam um grande espaço no seu disco. Suprima-os sempre. Para tanto, faça o seguinte. 

No Dock mantenha a tecla Controle pressionada e ao mesmo tempo clique no ícone deTransferências > Selecione Abrir Transferências. Depois, arraste os itens desnecessários para o Lixo e, em seguida, Esvazie a lixeira

Nota: se você não conseguir visualizar o ícone Transferências no seu Desktop, abra uma janela Finder, selecione sua pasta de início na barra lateral e, em seguida, clique duas vezes na pasta transferências. 

Compacte ou mova para outro disco os arquivos muito grandes

A. Para localizar os grandes arquivos faça o seguinte: faça um clique no ícone do Finder > Inicio.Arquivo > Buscar. Abra o menu local Tipo e escolha. No item Selecione um atributo de busca, selecione Tamanho. Valide com OK. Altere o menu local Igual para É maior que e o menu local KB para MB. Digite um tamanho de arquivo mínimo, 100MB, por exemplo, é um bom início. Você pode aumentar ou diminuir o valor, caso deseje obter mais ou menos resultados. 

B. Como compactar os grandes arquivos e as pastas: a compactação de grandes arquivos ou grandes pastas permite aumentar o espaço livre de seu disco. E, nada impede de expandi-los no caso de necessidade. Para tanto basta: selecionar o arquivo ou pasta Editar > </bold>Compactar</bold>. Clique em Controle e depois faça um clique em um arquivo. No menuAção faça um clique em Compactar.. A extensão de arquivos compactados é: ZIP. Para descompactar basta fazer dois cliques sobre o arquivo. 

Nota: se você compactar um só arquivo ele conservará o seu nome inicial ZIP. Se você compactar diversos arquivos, o nome aparecerá como arquivo ZIP. 

C. Para mover arquivos para outros discos 

Você pode mover/gravar arquivos e pastas, que não usa regularmente nem com muita referência, para um disco externo, um pen drive ou FireWire. Você também pode movê-los para um disco que esteja conectado ao AirPort ou qualquer outra rede. Você pode mover arquivos grandes bem como suas grandes pastas gravando-os em CD ou DVD.

via ccm
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.