quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Desindexar seu perfil Facebook: ficar invisível para os curiosos


Já se perdeu a conta do número de pessoas que sofreram com as consequências da indexação de seu perfil nos motores de pesquisa: um futuro empregador que busca informações sobre você; o empregador atual que quer coletar informações sobre você; colegas indiscretos que desejam descobrir informações sobre sua vida privada; ontrole dos impostos, de sua sogra, etc. 

Então, o que fazer para limitar os riscos de ver sua vida privada te trazer prejuízos? Globalmente, existe diversas soluções, mas para algumas, as equipes de Facebook tiveram de esconder estas opções em cantos longe da vsita da rede social! 


Desindexar seu perfil dos motores de pesquisa

Trata-se de uma opção simples, mas desconhecida da grande maioria, ela consiste em configurar o Facebook para que ele alerte os motores de pesquisa para não indexar seu perfil. Quer dizer, é possível encontrar via Facebook (o que seus amigos farão) mas impossível de te encontrar via os motores de busca (o que farão seus inimigos potenciais). 
Eis onde se encontra esta opção escondida: configurações de privacidade: 

ALT

Aplicativos e sites Web/Editar configurações: 

ALT

Prévia pública/Editar configurações: 

ALT

Busca Pública/Modificar/Desmarcar a caixa: 

ALT

A efetivação desta opção pode levar alguns dias, o tempo para que os motores de busca atualizem seu Index, por isso, é recomendado fazer logo, pois você poderá precisar dessa opção efetuada e poderá ser tarde demais! 

Criptografar seu nome

Um método cada vez mais utilizado pelos usuários de Facebook consiste em simplesmente introduzir uma leve mudança de seu nome para permitir que você esteja visível quando um de seus amigos lhe encontram no Facebook, mas que não se possa ser encontrado se buscado pelonome e sobrenome em um motor de busca, o que 99% das pessoas fazem. 

Alguns métodos para criar um pseudônimo difícil de ser indexado e encontrado

Colocar uma parte do sobrenome junto com o nome: José Pereira pode tornar-se JoséPe reira
Adicionar um hífen no meio de seu sobrenome ou de seu nome: José Pereira torna-se José Pe-reira
Colocar somente uma parte do nome de família: José Per 
Adicionar um termo fictício no meio do nome: José JP Pereira 

Configurar as opções de privacidade

Com um ou outro (ou os dois casos) método aqui acima, seu perfil não deverá mais aparecer nos motores de busca, quando seu nome for digitado. Isto arranja 90% dos problemas, mas não esconde seus dados privados dos usuários do Facebook. 
Por padrão, as configurações de privacidade de Facebook são bastante protegidas, para satisfazer a curiosidade dos usuários. Mas, é possível e necessário reforçá-las para mascarar os elementos da vida privada que, mesmo que pareçam inofensivos, poderiam lhe causar prejuízos no futuro.

via ccm
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.