domingo, 7 de fevereiro de 2016

Criando uma campanha no Adwords

Os links patrocinados, o número 1 das soluções de publicidade online, representam a principal fonte de receita do Google. Neste mercado, o Google Adwords mantém a liderança absoluta. Como realizar com êxito uma campanha no Adwords? Quais são os passos e princípios? 



Princípios de funcionamento do Google Adwords

Definição

O programa Google Adwords permite que o anunciante mostre um link para o seu site nos resultados de pesquisa do Google, incluindo nas primeiras páginas, páginas tão difíceis de alcançar com o SEO. Este link aparece em anúncios valorizados, nos primeiros resultados (link Premium) ou na coluna da direita. Os anúncios são compostos de um título, “clicável” e duas frases gancho, curtas e incisivas. O programa Adwords é executado diretamente no Google, mas também, opcionalmente, em outros sites, clientes do Google, que usam o motor de busca em seus sites. 

Leilões e custo por clique

A cada clique gerado pelo seu anúncio, você paga uma quantia, definida anteriormente, para o Google. Este é o sistema do custo por clique, o CPC. O sistema é chamado de leilão, porque são seus anúncios ao CPC mais alto que aparecem acima dos outros. Se você definiu o seu clique a 2 Euros e o seu concorrente definiu o seu a 1 Euro, o seu anúncio será exibido acima do dele. Você deverá atribuir um orçamento máximo diário para a sua campanha e, quando o orçamento for atingido, o seu anúncio desaparecerá das páginas do Google. 


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A importância da pertinência das palavras-chave

Você escolhe as palavras-chave com as quais você deseja que seu anúncio seja exibido. Por exemplo, uma pesquisa sobre "Hotel Biarritz" ou "iphone 6 barato". Algumas palavras-chave são populares e, consequentemente, caras. Quanto mais gerais, mais caras. Algumas podem exceder 40€ (por clique), como seguro de saúde ou compra de joias de ouro. Para definir as suas palavras-chave, não é aconselhável especificá-las. Um anúncio sobre "Hotel Biarritz 3 estrelas" será melhor do que "hotel" simplesmente. Esta decisão sobre as palavras-chave é um processo longo. 
Saiba que no final de setembro de 2014, o Google modificou um pouco o seu funcionamento e tomou a liberdade de mostrar seus anúncios em uma galáxia de palavras-chave em volta das palavras-chave que você definiu. Assim, o seu anúncio aparecerá nos resultados de pesquisa com erros ortográficos integrados. Por exemplo, "hôtel Biarritz" em vez de "Hotel Biarritz". Também é importante prever exclusões, principalmente exclusões geográficas ou exclusões do IP (ex: aquelas de sua empresa que não podem ser vendidas). 

Um funil de três níveis

Uma campanha do Adwords é administrada através de uma conta do Gmail. Isso permite que você crie campanhas e, cada campanha vem com anúncios, com: um título, duas frases de descrição, um link exibido e um destino de link (muitas vezes mais profundo no site para mais pertinência).

Etapas de montagem de uma campanha do Adwords

Operacionalmente, criar uma campanha de links patrocinados é relativamente simples. Gerenciá-la, analisar seus resultados e ajustar a sua estratégia é bem menos. Para criar uma campanha, entre no Adwords pela conta do Google, clique em Nova campanha e dê-lhe um nome. Selecione os sites de ocorrência de anúncios (Google apenas ou sites parceiros), marque a opção Definir manualmente seus leilões, indique o lance padrão e o orçamento diário. É a parte financeira de sua campanha e ela pode mudar durante toda a trajetória. Crie um grupo de anúncios (geralmente por grupo de produtos), crie o anúncio e defina as palavras-chave (verifique se as palavras-chave, a descrição do anúncio e a página de destino são pertinentes). Clique emConfigurar o faturamento. Pronto, o anúncio foi criado! 

Gestão de uma campanha, os "Analytics"

Para monitorar suas campanhas, é preciso associar o Adwords com o Analytics. Você pode fazer isso a partir de qualquer portal. Obviamente, a análise principal será uma comparação entre o quanto a campanha lhe custou e o quanto você ganhou. Por exemplo, se nenhuma venda foi feita por cliques em seu anúncio é por que ele não conseguiu satisfazer a expectativa do seu alvo.

Gestão de uma campanha e orçamento diário

Você também deve prever um orçamento diário (por campanha e, não por conta). A opção lance automático pode ser útil quando se inicia com o Adwords, já que são leilões recomendados pelo Google. Cuidado, este modo requer um monitoramento rigoroso. Se você previu um orçamento grande demais, a opção pode aumentar o seu custo por clique de forma inadequada.

via CCM
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