domingo, 7 de fevereiro de 2016

Criando um planejamento de férias simples no Excel




Planejamento de base

A1: entrar as férias de 2008 A2: entrar Nome e Sobrenome 
A3 à Ax: entrar o nome das x pessoas a administrar 
B1: entrar 01/05/08; Formato/Célula/Número/Personalizado/Tipo ddd 
B2: entrar =B1; Formato/Célula/Número/Personalizado/Tipo dd mmm 
Incrementar B1: B2 à direita, em 184 colunas (até 31 de outubro); para isso, selecionar B1 e B2, puxar a alavanca no canto inferior direito e, no ícone de opções de cópia incrementada, escolher Incrementar uma série 
Selecionar a folha inteira e ativar a Paginação condicional com o Valor da célula ="c" e Formato de fonte azul escuro + motivo de preenchimento azul claro 
Se preciso, digitar esta legenda no final do quadro: c: dia de folga (exibido em azul) 
O trabalho de base acabou. Para cada funcionário, digite a letra c nas casas correspondentes aos dias de folga, eles vão aparecer em azul! 

Ajustar a apresentação ao seu gosto

Bordas (grade pontilhada, de preferência, para evitar o efeito "grade de prisão"), As linhas 1 e 2, em fonte Arial Narrow ou Agency FB de tamanho 8 ou 9; linha 2, orientação vertical 
Reduzir a largura das colunas (largura de cerca de 4,00, ou seja, 33 pixels), 
Adicionar em todas as células uma regra de validação com uma mensagem de entrada (em vez de escrever uma legenda fixa na parte inferior da tabela), 
Adicionar uma segunda condição de formatação para os sábados, domingos e feriados 

Suplemento para calcular os dias úteis (Excel 2007 apenas)

Se você quiser usar este programa para contar o número de dias úteis de cada empregado, adicione uma marca para sábados, domingos e feriados, Inserir uma linha 3, 
Digitar "F" para cada dia não trabalhado (fim de semana ou feriado), 
Em GD4, digitar =NB.SI.ENS(B4:GC4;"c";B$3:GC$3;"") e copiar para baixo. 

Preenchimento automático

Depois da coluna A, inserir 3 novas colunas Data início, Data fim e Dias úteis. As 2 novas colunas B e C devem ser formatadas em data dd/mm; digitar as datas de férias para cada empregado. 
Dar à coluna B o nome de início, à coluna C o nome do fim, à linha 2 o nome data e à linha 3 o nome F. 
Digitar em F1 a fórmula =E1+1 e copiar à direita nas 184 colunas do planejamento; dar à célula E1 o nome data. 

Na célula E4 (primeira casa da grade-planejamento) digitar a fórmula =SE (E (data>=início; data<=fim; NÃO (F="F"));"C";"") a ser copiado em todas as casas. É esta fórmula que inscreverá F ou C nas casas interessadas, respectivamente, para os dias não trabalhados e para as folgas. 
Na célula D4, teremos a fórmula =NB.SI(E4:GF4;"C"), a ser copiado para baixo. Se a coluna GG se tornar inútil, remova-a. 

Para animar a apresentação do planejamento, a partir da E4, aplicar uma Formatação Condicional com A fórmula é =E$3="F" e um preenchimento de cor e, em seguida, estender esta MFC a todas as outras casas do planejamento, à direita e embaixo.

Fonte: CCM
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