segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Wi-Fi para espionar através das paredes

Wi-Fi para espionar através das paredes
A MIT cria um sensor que utiliza sinais de Wi-Fi para reconhecer as pessoas através de uma parede.

Os serviços secretos de todo o mundo poderiam, muito em breve, contar com uma nova ferramenta de espionagem. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) criou um dispositivo que pode identificar as pessoas pela forma do seu corpo através de uma parede usando sinais de do Wi-Fi, segundo informa o portal es.ccm.net.

Este dispositivo, chamado de RF-Capture, é uma espécie de antena em forma de "T", que emite sinais de radiofrequência, capaz de passar através de uma parede e, ao se chocarem com o corpo de uma pessoa, voltam para o dispositivo emissor. Este dispositivo se serve de um software especial que analisa os sinais recebidos e, a partir dos traços físicos e dos movimentos da pessoa espiada, reconstitui a imagem de uma ampla silhueta. O sistema é tão preciso que pode identificar uma pessoa com uma margem de erro de apenas 10%, visualizar sua respiração e seus batimentos cardíacos, distingui-la de outros indivíduos e descrever seus movimentos ao ponto de reconhecer palavras escritas no ar.

Os responsáveis pelo dispositivo RF-Capture acreditam que ele poderia ter inúmeras aplicações. Poderia servir, por exemplo, para detectar quedas de idosos, videogames ou interagir com um controle de casa inteligente. Com técnicas como os sinais de digitalização e ajustes específicos o seu uso indevido poderia ser evitado.

Foto: © MIT Ciência da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial.via ccm
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.