sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Realizar um Livro Branco

O Livro Branco é um documento que auxilia a tomada de decisão. Muitas vezes volumoso, abrangente e preciso, resolve um problema em conjunto, lembra o contexto e as limitações e coloca boas questões a considerar e os critérios os quais se deve estudar para responder a isso. Muitas vezes, é enriquecido com exemplos de casos de clientes. Ele é o fruto do trabalho de peritos, procura sintetizar os seus conhecimentos e experiência em um domínio determinado. 

Este tipo de documento posiciona o autor como referência no seu setor. Você também pode orientar o público sobre o assunto. Ele terá impacto sobre um novo domínio, onde questões estratégicas ainda permanecem sem resposta. Na verdade, os responsáveis precisam de ajuda para arbitrar os pontos que eles ou suas equipes ainda não dominam: técnicas de Prospecção; as inovações tecnológicas; os novos usos; as solução de crise 


  • Os benefícios do Livro Branco para seu autor
    • Provoque o seu reconhecimento como especialista
    • Dissemine sua mensagem
  • Como gerenciar a sua execução?
    • Os interessados
    • Passos

Os benefícios do Livro Branco para seu autor

O Livro Branco permite sintetizar o conhecimento sobre um tópico para fazer escolhas estratégicas. Em uma empresa, mas também no exercício da vida política, a administração de uma instituição pública, o Livro Branco é uma base para o desenvolvimento de estratégias de ação. E, não é somente o leitor que se beneficia, o autor também pode ter benefícios a partir do desenvolvimento de um Livro Branco.

Provoque o seu reconhecimento como especialista

O Livro Branco repousa na autoridade do autor e dá credibilidade ao seu conhecimento. Além disso, é o que o diferencia de outros tipos de documentos de comunicação, menos prestigioso, como um comunicado de imprensa: se o autor for uma pessoa ainda não confirmada, o Livro Branco se torna uma verdadeira ferramenta de marketing pessoal; se o autor for uma pessoa jurídica, como uma empresa, ele valoriza o conhecimento e know-how (saber-fazer) da empresa. 

Dissemine sua mensagem

Um especialista precisar difundir a sua mensagem por vários motivos: razões pedagógicas que vão difundir o seu conhecimento, aumentar a conscientização sobre a importância de um tema, etc; motivos políticos ou estratégicos: aqui, o autor participa das escolhas estratégicas que precisam ser praticadas num futuro próximo ou distante; razões comerciais, pois precisa vender a sua solução, o seu conhecimento.

Como gerenciar a sua execução?

Os interessados

Quem está envolvido na elaboração de um Livro Branco? 
Um ou mais sujeitos peritos no assunto. Se houver um "líder" de equipe, deve ser identificado. 

Uma pessoa que tem autoridade. Se não faz parte da equipe de peritos, o empresário, o chefe ou o diretor devem estar envolvido, em todos os casos. Não na realização, mas nas etapas estratégicas do projeto. Caso contrário a responsabilidade é comprometida. 

Um designer gráfico irá garantir a apresentação e a identidade gráfica. 

Um copywriter. Para garantir a coerência e a qualidade da redação, ela deve ser confiada à uma redatora especializada. Deve ser capaz de entender a fundo, garantindo a forma. Pode-se ir para um editor externo para a redação: 

Vantagens: a imparcialidade, a disponibilidade, o conhecimento Editorial. 

Desvantagens: pouca privacidade (pode-se firmar um compromisso de confidencialidade), a falta de cultura da sua estrutura (exceto se você tem o hábito de trabalhar com o editor em questão). 

Passos

Em primeiro lugar deve-se definir tema, objetivos e prazos. Depois deve-se constituir um conselho editorial (peritos, editores, gerentes), para cada etapa estratégica. Prepare-se também um Resumo com a divisão de tarefas. Começa, então, uma etapa mais prática para encontrar os documentos de origem e realizar entrevistas com especialistas, se a informação ainda não existe na forma escrita. Também devem ser cpoletados os documentos visuais que serão incluídos no documento (com a verificação de direitos de utilização). Inicia a redação definitiva das diferentes partes, informação que definirá quais partes serão integradas, evitando a duplicação (um perigo real no formato longo, como um livrol branco). Agora é o momento de preocupar-se com a parte gráfica, a redação da conclusão e a leitura final. O melhor será sempre armazenar tal documento no formato PDF. Só resta se ocupar da difusão: no site da empresa, redes de publicidade e meios de comunicação social. 

Importante 


Não esquecer de fornecer as etapas de validação de conteúdo frequentes; fazer releituras do tema a fundo, revendo a sua homogeneidade, localizando as repetições, a coerência global o efeito e, não esquecendo da ortográfica; o compartilhamento entre especialistas e editores (entrevista, testes, revisão de fundo) e o artista gráfico (para planejar um layout ou design para o projeto e não esperar o fim da fase de elaboração), prepare-se com antecedência para a apresentação, a lista de direitos de autor, etc. 

Realizar um Livro Branco é longo e trabalhoso. Para um retorno do investimento, deve-se vê-lo como uma ferramenta de comunicação central, utilize-o muitas vezes, e lembre-se de mencionar os seus dados e o seu endereço. 

Foto: ©Strezhnev Pavel - Fotolia.com
via CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.