segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Facebook avisará se sua conta estiver sendo espionada pelo governo

Facebook
O uso de senhas repetidas em mais de um serviço é um perigo real, além de um erro cometido por muita gente. Caso uma plataforma caia, seja por uma invasão direcionada ou um vazamento generalizado de dados, todas caem, já que com uma credencial é possível acessar as outras. O Facebook, agora, quer mudar um pouco isso e vai começar a avisar seus usuários quando desconfiar que as contas deles podem estar comprometidas.

Em uma mudança que deve entrar em vigor nas próximas semanas, a rede social vai começar a exibir notificações e banners relacionados a possíveis tentativas de invasão, sejam elas vindas de governos ou hackers. A mensagem é semelhante em ambos os casos, com apenas o suspeito sendo modificado, e informa sobre a necessidade de incrementar a segurança da conta.

A sugestão é a ativação de uma funcionalidade chamada Login Approvals que, na verdade, nada mais é do que a ativação do login em duas etapas. Com o serviço em funcionamento, caso a conta de um usuário seja acessada a partir de um navegador ou dispositivo desconhecido, uma mensagem é enviada para um celular cadastrado e o uso da rede somente é liberado mediante autorização.

A ideia é que um hacker não teria acesso, também, aos dispositivos de seu alvo, o que dificultaria a vida na hora de uma invasão. O sistema também é capaz de reconhecer outras modificações que soem esquisitas, como alterações de região, IP e, quem sabe, até horários, sempre notificando o usuário caso algum movimento suspeito aconteça em seu perfil.

Para o Facebook, trata-se não de uma intensificação das próprias medidas de proteção, mas sim de uma maneira de tornar seus usuários mais instruídos e cientes sobre o que está acontecendo. Segundo a empresa, ataques governamentais, principalmente, tendem a ser arrojados e avançados de forma a não serem percebidos. Agora, com essa nova camada, a execução deles se torna mais difícil ou, pelo menos, os alvos serão alertados sobre o que está acontecendo.

É importante lembrar que a autenticação em duas etapas pode ser ativada desde já por meio das configurações do Facebook, e caso você veja o aviso quando ele estiver ativo é possível que terceiros já possuam acesso à sua conta há algum tempo. Além disso, é sempre importante trocar as senhas de vez em quando e jamais utilizar as mesmas credenciais de acesso em mais de um serviço, de forma a minimizar os danos caso ocorram vazamentos generalizados.

Fonte: Facebook


Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.