quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O software oculto da Lenovo

O software oculto da Lenovo
Os usuários descobriram que a Lenovo instala um software oculto no BIOS de seus computadores, impossível de eliminar.

A Lenovo volta a provocar uma grande controvérsia. Em fevereiro, soube-se que seus computadores incluíam, de fábrica, um adware que comprometia a segurança do usuário. Hoje, um grupo de usuários denunciou a existência de um software criado pelo fabricante chinês que permanece em seus computadores, mesmo após a formatação do disco rígido, tornando a sua remoção extremamente difícil, segundo informa o portal es.ccm.net.

Alguns usuários explicaram, nos fóruns do site Ars Technica, que eles descobriram um programa da Lenovo nos notebooks da marca, no qual tinham acabado de instalar uma cópia limpa do Windows 7 ou 8 em um novo disco rígido, que volta, mesmo depois de ter sido excluído e do sistema ter reiniciado. Este software, conhecido como Lenovo Service Engine (LSE), se encontra no BIOS dos computadores, e pode substituir os arquivos de inicialização do Windows e sereativar automaticamente quando o usuário reinstalar o sistema operacional.

Este programa serve, tanto para melhorar o funcionamento do equipamento, quanto para enviar informações sobre o mesmo para a empresa; o problema é que esta informação não é protegida e pode ser roubada por hackers.

A Lenovo reconheceu o que aconteceu e lançou uma atualização para removê-lo, mas os usuários não têm certeza de que este patch eliminará, real e permanentemente, qualquer software oculto, instalado pela empresa.

Foto: © Creative Commons - Flickr: acidpix.via CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.