
Um estudo revela que muitos aplicativos Android gratuitos conectam-se a sites de publicidade e de rastreamento sem o conhecimento do usuário.
O aplicativo gratuito pode ser muito caro. Você não paga com dinheiro, mas com a privacidade. Um estudo realizado pelo centro de pesquisa Eurecom (França) revelou que muitosutilitários gratuitos do Android se conectam silenciosamente a sites de publicidade e de rastreamento sem o conhecimento do usuário, indica o o portal kioskea.es.
A equipe de investigação, liderada por Luigi Vigneri, baixou e instalou mais de 2.000 aplicativos gratuitos no Google Play em um Galaxy S3 da Samsung preparado para monitorar os portais que tentam conectar cada uma dessas ferramentas.
Eles descobriram coisas interessantes. Por exemplo, os aplicativos se conectaram a 250.000 endereços diferentes. no total. A maioria se conecta somente com alguns sites de publicidade, porém alguns são mais prolíferos: Music Volume Eq, um software para controlar o volume, se conecta com mais de 2.000 sites diferentes. Além disso, 9 dos endereços de publicidade mais contactado pelos utilitários são de propriedade do Google.
Por outro lado, mais de 70% dos serviços analisados não se conecta com nenhum site de monitoramento, mas aqueles que o fazem podem ser muito agressivos, como o Eurosport Player, que se contacta com 810 sites desse tipo.
Apenas uma pequena parte das ferramentas analisadas se conectam a endereços suspeitos de conter malwares.
Foto: © Creative Commons - Pixabay: Geralt.via kioskea.
O aplicativo gratuito pode ser muito caro. Você não paga com dinheiro, mas com a privacidade. Um estudo realizado pelo centro de pesquisa Eurecom (França) revelou que muitosutilitários gratuitos do Android se conectam silenciosamente a sites de publicidade e de rastreamento sem o conhecimento do usuário, indica o o portal kioskea.es.
A equipe de investigação, liderada por Luigi Vigneri, baixou e instalou mais de 2.000 aplicativos gratuitos no Google Play em um Galaxy S3 da Samsung preparado para monitorar os portais que tentam conectar cada uma dessas ferramentas.
Eles descobriram coisas interessantes. Por exemplo, os aplicativos se conectaram a 250.000 endereços diferentes. no total. A maioria se conecta somente com alguns sites de publicidade, porém alguns são mais prolíferos: Music Volume Eq, um software para controlar o volume, se conecta com mais de 2.000 sites diferentes. Além disso, 9 dos endereços de publicidade mais contactado pelos utilitários são de propriedade do Google.
Por outro lado, mais de 70% dos serviços analisados não se conecta com nenhum site de monitoramento, mas aqueles que o fazem podem ser muito agressivos, como o Eurosport Player, que se contacta com 810 sites desse tipo.
Apenas uma pequena parte das ferramentas analisadas se conectam a endereços suspeitos de conter malwares.
Foto: © Creative Commons - Pixabay: Geralt.via kioskea.
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