Um time de pesquisadores da UCLA Berkeley, na Califórnia, está trabalhando em um supercapacitor que tem a espessura de uma folha, carrega em segundos e guarda energia tão bem quanto uma bateria. Este último ponto é diferencial do modelo, já que os supercapacitores costumam não armazenar muita energia, não sendo usados em dispositivos mais exigentes.

A “mágica” acontece por causa do material usado: grafeno. Quando modificado a laser, ele permite recarregar bem rápido e também armazenar energia. A equipe, além de grafeno trabalhado a laser, também usou dióxido de manganês para criar o supercapacitor. Sua capacidade se compara a uma bateria de chumbo-ácido, já que ele é capaz de armazenar 42 watts-hora de energia por litro.
Ainda, o dispositivo se destaca por carregar em poucos segundos e tem vida útil de 10 mil ciclos de recarga. Nos testes realizados na Universidade, ele foi capaz de carregar rapidamente utilizando a energia solar durante o dia, manter a carga e ainda fornecer energia para as luzes LED durante a noite. Com a mesma tecnologia, também foi criado um microcapacitor com um quinto da espessura de uma folha de papel.
Segundo os pesquisadores, quando o aparelho chegar ao mercado, ele será ideal para ser usado em dispositivos vestíveis, como pulseiras fitness e smartwatches, ou até mesmo dentro de implantes médicos, podendo proporcionar avanços na medicina. Porém, será preciso esperar, já que ainda não tem previsão de chegada do aparelho ao consumidor final.
Fonte: TechTudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.