segunda-feira, 13 de abril de 2015

NSA quer 'chave mestra dividida' para acessar dados em celulares

Dados só seriam decifrados com autorização de várias pessoas.Sistema poderia ser usado por 'adversários', dizem críticos.


A Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) tem uma proposta para resolver a questão da criptografia: criar uma "chave mestra" que seria separada em partes para garantir que dados só fossem acessados com o devido processo legal. A revelação está em uma reportagem publicada pelo jornal "The Washington Post" na sexta-feira (10).
Tecnologias de criptografia fazem uso de chaves para proteger os dados. A "chave mestra" daria acesso a qualquer conteúdo protegido por essas tecnologias. Com ela seria possível decifrar os dados com duas chaves: a que foi criada pelo usuário para proteger seus dados, e também a chave mestra. Hoje, esquemas de criptografia usados por usuários adotam uma única chave e não é possível acessar os dados se ela for perdida ou não for revelada por quem a criou.
De acordo com o jornal, Michael Rogers, diretor da NSA, disse não querer uma "porta dos fundos", mas uma "porta da frente". "E eu quero que a porta da frente tenha várias fechaduras. Fechaduras grandes", disse. A declaração teria sido realizada em um discurso na Universidade de Princeton.
Desde a revelação dos sistemas mundiais de espionagem detalhados nos documentos vazados por Edward Snowden, empresas de tecnologias têm adotado tecnologias de criptografia avançada. Essas tecnologias impedem que qualquer pessoa acesse os dados. Mesmo as autoridades não conseguiriam grampear ou ler essas informações sem a senha configurada pelo dono do aparelho.
Nem mesmo os programadores dos sistemas conseguem quebrar essa segurança.
A solução proposta pela NSA é parecida com a que foi adotada no Brasil pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro) para proteger as comunicações do governo federal. As comunicações feitas pelo sistema podem ser decifradas por uma chave que foi dividida em quatro segmentos. A comunicação só pode ser aberta se as quatro chaves estiverem presentes.
Mas críticos afirmam que não é possível construir esse sistema sem criar alguma vulnerabilidade, segundo o jornal. "A questão básica é, é possível projetar um sistema completamente seguro que tenha uma chave mestra disponível somente para o governo dos EUA e não para os adversários? Não há meio de fazer isso sem ter uma vulnerabilidade intencional", afirmou Donna Dodson, conselheira de cibersegurança do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST), que é a "ABNT" norte-americana.
Um advogado também citado pelo "The Washington Post" também afirma que não há base legal para proibir "fechaduras inquebráveis". "O fato de que a Constituição [dos EUA] oferece um processo para obter um mandado de busca e apreensão mediante uma justificativa não apoia a noção de que deve ser ilegal construir uma fechadura inquebrável. São conceitos diferentes", afirmou o advogado Marc Zwillinger.
Fonte: G1/Tecnologia
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.