sexta-feira, 27 de março de 2015

Menacer, Activator e mais: relembre acessórios curiosos do Mega Drive

O Mega Drive foi o console de maior sucesso da Sega. O videogame lutou com unhas e dentes contra o Super Nintendo nos anos 90, muitas vezes fazendo uso de periféricos que tentavam garantir alguma vantagem nessa batalha, como o Sega CD e o 32X. No entanto, nem sempre esses acessórios deram certo. Confira alguns dos mais bizarros e curiosos.
O Activator foi um dos mais estranhos periféricos do Mega Drive (Foto: Vice)O Activator foi um dos mais estranhos periféricos do Mega Drive (Foto: Vice)
Menacer
A Menacer era uma espécie de pistola para jogos de tiro ao alvo que a Sega lançou para combater a bazuca Super Scope do Super Nintendo. No entanto, enquanto a versão da Nintendo teve vários games, a Menacer praticamente só era usado em um cartucho 6 em 1 que acompanhava o acessório, nada muito interessante.
Eventualmente foi lançado o jogo Terminator 2: The Arcade Game, baseado no filme Exterminador do Futuro 2, o qual se tornou o melhor título da Menacer na época. Com o lançamento do Sega CD, a pistola ainda recebeu alguns títulos extras, como a série Mad Dog McCree, que utilizava atores reais.
A pistola Menacer não recebeu muitos jogos no Mega Drive (Foto: 3DJuegos)A pistola Menacer não recebeu muitos jogos no Mega Drive (Foto: 3DJuegos)
Activator
Provavelmente o periférico mais estranho da época, o Activator era um octógono composto por oito painéis com sensores infravermelho. O jogador ficava dentro do perímetro criado pelo aparelho e fazia movimentos. Sempre que um braço ou uma perna atravessava o perímetro, o sensor infravermelho detectava como se fosse um botão sendo apertado.
O conceito principal do periférico era que jogadores poderiam dar golpes reais em jogos de luta e, por isso, ele era compatível com games como Mortal Kombat e Street Fighter 2. No entanto, a imprecisão, falta de praticidade e alto preço do Activator acabaram condenando-o ao fracasso.
Apesar de ter um conceito interessante o Activator não funcionava muito bem (Foto: Reprodução: YouTube)Apesar de ter um conceito interessante o Activator não funcionava muito bem (Foto: Reprodução/YouTube)
Mega Modem
Muito antes de jogar online se tornar o padrão que temos atualmente, a Sega já dava seus primeiros passos com o Mega Modem. Esse acessório em formato de cartucho era encaixado no Mega Drive e permitia plugar um fio de telefone para se conectar na rede Sega Meganet da empresa.
Lançado apenas no Japão e no Brasil, o Mega Modem tornava possível baixar games online exclusivos (na época) como Columns e Teddy Boy Blues, jogar em multiplayer com amigos, além de acessar funções úteis para quem não possuía computador, como acessar sua conta no banco ou ler e-mails.
O Mega Modem permitiu que o Mega Drive desse os primeiros passos para jogos online (Foto: Neogaf)O Mega Modem permitiu que o Mega Drive desse os primeiros passos para jogos online (Foto: Neogaf)
Aura Interactor
Um dos periféricos mais curiosos, o Aura Interactor era uma espécie de efeito Rumble para o corpo todo. Tratava-se de um colete para o Mega Drive e Super Nintendo que se adaptava ao som do jogo para vibrar na mesma frequência, enquanto ainda emitia o som através de saídas nas costas do jogador, para aumentar a imersão.
Assim como a maioria dos periféricos ambiciosos da época, ele não funcionava muito bem, ora tremendo pouco, ora sacudindo o usuário ao desconforto. Para piorar, as saídas de som não eram de boa qualidade e o aparelho esquentava muito como um todo, fazendo o jogador ficar ainda mais incomodado por ficar suando enquanto jogava.
Por esquentar demais o Aura Interactor acabava sendo uma sanduicheira para o jogador (Foto: Gamona)Por esquentar demais, o Aura Interactor acabava sendo uma sanduicheira para o jogador (Foto: Reprodução/Gamona)
Power Base Converter
Muitos jogadores acreditam que o PlayStation 2 foi o primeiro console de mesa com retrocompatibilidade com seu antecessor. Mas, anos antes, o Mega Drive já possuía o Power Base Converter. Com este periférico era possível fazer o console de 16 Bits da Sega rodar jogos do seu antecessor, o Master System.
Apesar de ser um acessório muito útil para os brasileiros, vale lembrar que em outras partes do mundo o Master System não fez muito sucesso, com a maioria do público preferindo o seu concorrente na época, o Nintendo 8 Bits. Ainda assim, o Power Base Converter oferecia uma solução prática para quem não queria abandonar sua coleção.
O Power Base Converter tornava o Mega Drive retrocompatível com o Master System (Foto: Wikipedia)O Power Base Converter tornava o Mega Drive retrocompatível com o Master System (Foto: Wikipedia)
Fonte: TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.