terça-feira, 17 de março de 2015

Aprenda a fazer uma rede entre computadores pela técnica da crimpagem

Conectar um ou mais computadores por uma única rede pode ser uma ótima solução para quem tem diversos aparelhos. Para realizar essa ação, o mais usual ainda é conectá-los a partir do cabo de rede com conector RJ45. A montagem desse cabo, mais conhecido como “crimpagem”, deve ser feita com cuidado e de maneira correta para que seja funcional.
Um dos primeiros passos é entender qual conexão será feita. Se uma máquina for ligada diretamente a outro computador, o cabo “crossover”, ou cruzado, é o mais indicado. Mas, se um dispositivo estiver vinculado a um hub, a montagem deve ser de cabo “direto”. A única diferença entre eles é a ordem dos fios na hora da crimpagem. Para entender melhor, veja o nosso passo a passo de montagem do fio.
Aprenda a montar seu cabo de rede (Foto: Divulgação)Aprenda a montar seu cabo de rede (Foto: Divulgação/ BM Conectividade)
Passo 1. Desencapar o fio
Em primeiro lugar, é necessário desencapar o fio. Serão necessários somente 2cm para conectá-los, mas se achar necessário, desencape um pouco mais para ter mais flexibilidade no momento de ordená-los. A maneira mais fácil é utilizar um alicate de crimpagem. Ao retirar a proteção azul, serão 4 pares de cabos.
Fios são agrupados em pares (Foto: Divulgação / BM Conectividade)Fios são agrupados em pares (Foto: Divulgação / BM Conectividade)








Passo 2. Organizar os fios
Como dito anteriormente, existem duas maneiras de arranjar os fios. Cada par de fios tem uma combinação de uma cor e branco com a mesma (por exemplo: azul e branco e azul). Para fazer um cabo direto (568A) seguir a seguinte ordem (da esquerda para direita):
1- Verde e branco
2 – Verde
3 – Laranja e branco
4 – Azul
5 – Azul e branco
6 – Laranja
7 – Marrom e branco
8 – Marrom
Já o cabo “crossover” (568B) tem uma troca entre os cabelos laranja e verde. Veja como fica a ordem a seguir:
1 – Laranja e branco
2 – Laranja
3 – Verde e branco
4 – Azul
5 – Azul e branco
6 – Verde
7 – Marrom e branco
8 – Marrom
Passo 3. Conectar os fios
Caso tenha desencapado mais de 2cm, corte o excesso de fios. Deixe-os retos e paralelos e os coloque dentro do conector RJ-45. É preciso que veja com clareza que todos os fios estão em suas posições corretas (a parte traseira do conector – contrária ao plug – é a mais fácil para visualizar os cabos). Pronto! Agora é só usar. 
Confira sempre o posicionamento dos fios (Foto: Divulgação)Confira sempre o posicionamento dos fios (Foto: Divulgação/ BM Conectividade)

via TechTudo.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.