quinta-feira, 23 de outubro de 2014

'Chroma Squad será lançado para PS4 e também Xbox One', revela criador

Os desenvolvedores do Behold Studios, empresa de Brasília, sofreram uma ameaça de processo em julho deste ano por conta do lançamento do jogo independente Chroma Squad. O game coloca você no comando de um esquadrão super sentai, colorido, muito parecido com heróis da série de televisão Power Rangers. A SABAN, detentora dos direitos autorais dos rangers nos Estados Unidos, notificou o estúdio brasileiro. Para comentar esta polêmica e a participação do Chroma Squad na Brasil Game Show neste ano, a coluna Geração Gamer entrevistou Alberto Souza (26), o Betu, responsável pela arte do jogo. Confira.
Betu, o entrevistado, e Saulo Camarotti do Behold Studios, criadores de Chorma Squad. (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)Betu, o entrevistado, e Saulo Camarotti do Behold Studios, criadores de Chorma Squad. (Foto: Emanuel Schimidt/TechTudo)
O que foi o processo? Qual é a história deles?
No dia 18 de julho de 2014, começaram a circular rumores na internet de que a SABAN estaria processando os brasileiros do Behold Studios por conta da similaridades entre o esquadrão dos games e os super sentais (expressão japonesa que significa “guerreiros coloridos”, em tradução livre).
Betu finalmente nos explicou o que aconteceu: “De fato existiu uma notificação e, digamos assim, uma ameaça. Mas não fomos processados pela SABAN e estamos discutindo como desvincular a imagem dos Power Rangers do nosso game. Uma das coisas que já estamos fazendo é alterar a vestimenta dos heróis”.
Chroma Squad sofreu ameaça de processo (Foto: Divulgação)Chroma Squad sofreu ameaça de processo (Foto: Divulgação)
Excluindo este problema, o Chroma Squad é um jogo brasileiro retrô de sucesso. Surgiu em 22 de junho de 2013 em um projeto de crowdfunding no Kickstarter, encerrada em 21 de agosto. Os desenvolvedores precisavam arrecadar US$ 55 mil (R$ 134 mil) e atingiram mais de US$ 97 mil (R$ 236 mil). O jogo foi lançado em versão beta PC, Mac e Linux via Steam. Os criadores querem levar o projeto para consoles.
“Vamos levar para PlayStation 4, PS Vita e Xbox One em 2015. Acredito que também lançaremos o Chroma Squad para PS3″, completou Betu. As versões em teste para o PS4 levaram o Behold Studios para o estande da Sony na BGS 2014, um dos mais movimentados na maior feira brasileira de jogos que reuniu mais de 250 mil pessoas em São Paulo.
Betu: Acredito que também lançaremos o Chroma Squad para PS3 (Foto: Divulgação)Betu: "Acredito que também lançaremos o Chroma Squad para PS3" (Foto: Divulgação)
Como foi a participação do Chroma Squad na BGS?
“Ir para a BGS foi uma experiência ímpar. Para mim é emocionante estar com a Sony, porque eu sempre joguei no PlayStation. Agora nós estamos lançando um game em um dos meus consoles favoritos. Posso dizer que é um sonho se realizando”, afirmou Betu. A apresentação ocorreu no dia 8 de outubro, quinta-feira, fechada exclusivamente para a imprensa.
Betu explicou como foi a dinâmica do estúdio brasileiro na BGS: “Estiveram no palco Saulo Camarotti e o Marcos Venturelli, para falar um pouco sobre o jogo. Saulo jogava Chorma Squad no telão, enquanto o próprio Marcos explicava”. O Behold Studios estava junto com games internacionais de ponta, como The Order: 1886, Driveclub e Little Big Planet 3.
Chroma Squad no palco do estande da Sony, durante a BGS 2014 (Foto: Divulgação)Chroma Squad no palco do estande da Sony, durante a BGS 2014 (Foto: Divulgação)
O diretor de arte disse que a recepção do público ao Chroma Squad foi boa. O colunista esteve na BGS e a fila do jogo era menor do que os mais conhecidos, mas muitas pessoas foram conhecer o game brasileiro nos dias mais lotados e receberam ajuda dos próprios desenvolvedores ou de funcionários da Sony para saber como funcionava para jogar.
“Recebemos alguns feedbacks de algumas pessoas que passaram a conhecer o jogo lá na BGS e eles adoraram. Mas também ouvimos comentários da equipe da própria Sony que cuidava do local e, aparentemente, eles gostaram também”, disse Betu. O diretor esteve presente todos os dias da feira? “Não fui todos os dias, apenas estive presente do primeiro dia até sexta-feira. Só senti realmente falta da Riot e da Blizzard na BGS” completou.
Além de cada super sentai, é possível controlar um robô gigante contra monstros em Chroma Squad (Foto: Divulgação)Além de cada super sentai, é possível controlar um robô gigante contra monstros em Chroma Squad (Foto: Divulgação)
O Chroma Squad esteve no estande da Sony com outros jogos brasileiros como Ninjin e To Leave. Fora de lá, no fundo da BGS, estava a área do chamado “Pavilhão Indie”, que foi revelado pelo TechTudo e trouxe os jogos Aritana e a Pena de Hárpia, Toren, Shine e trailer de futuros games nacionais como Get Over Here. “O pavilhão poderia ser maior, porque tinha muito espaço disponível naquela região. Acho que, para um começo, foi bom, e espero que no próximo ano seja melhor”, afirmou Betu.
Como foi criar o game?
Alberto “Betu” Souza adora jogos como Final Fantasy VIIDark Souls e a série The Legend of Zelda, independente do console ou da plataforma. Sobre o atual estádio de Chroma Squad, ele é bem claro: “O jogo ainda não está pronto, portanto, não consigo te fornecer o tempo total do projeto. No entanto, temos um ano de trabalho em Chroma Squad, com 9 pessoas envolvidas no projeto”.
Personagens de Chroma Squad em ação, enfrentando inimigos e monstros (Foto: Divulgação)Personagens de Chroma Squad em ação, enfrentando inimigos e monstros (Foto: Divulgação)
Saulo Camarotti é o diretor-executivo do Behold Studios, ao lado do artista Betu e do designer Marcos Venturelli, ex-Critical Studio. “Difícil dizer qual foi o maior desafio em Chroma Squad, mas a Behold em si cresceu muito neste projeto. Um dos maiores desafios foi construir o jogo conectado com a nossa campanha de crowdfunding no Kickstater, gerenciamento uma comunidade ao redor do game. Mas não sei ao certo apontar qual foi nosso maior obstáculo”, finalizou.
Fonte: TechTudo.
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