quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Google: o seu segredo será revelado?

Google: o seu segredo será revelado?

Em conflito com a Comissão Europeia, o Google poderia ser forçado a revelar o seu segredo, o seu algoritmo de busca

Há muito tempo a Comissão Europeia vem se interessando pelo Google. Mais particularmente, há quatro anos ela investiga sobre a posição do seu motor de busca, que representa mais de 90% das quotas de mercado na Europa. Além de uma posição amplamente dominante, o Google também poria em valor os seus serviços e dos seus parceiros em detrimento dos outros. O grupo americano nega, mas a Comissão prossegue o procedimento. 

Depois de várias propostas consideradas insuficientes, os denunciantes e a Comissão não querem deixar o Google tranquilo e, recentemente, pediram-lhe mais esforços. Entre os membros mais alterados está a Alemanha. 

Recentemente, o ministro da Justiça alemão, Heiko Maas deu uma entrevista ao Financial Times. Segundo ele, o Google tem poder "excepcional" e "extraordinário" na Europa. Assim sendo, ele estima que o grupo deve fazer mais concessões e tornar-se mais "transparente". Ao falar em transparência, o ministro se refere ao algoritmo de busca do Google que lhe permite criar os rankings dos resultados de pesquisa. Isso representa o núcleo de sua atividade, o seu segredo. 

Heiko Maas não nega que pedir isso para o Google seria uma opção de "última chance". Se, por um lado, a Comissão Europeia pode considerar esta opção, por outro, com certeza o Google vai fazer de tudo para proteger o seu algoritmo. Atualmente, o Google se defende dizendo, mais uma vez, que o seu objetivo é satisfazer os usuários, e não os sites da internet. Ele também tenta desviar a atenção para o direito ao esquecimento. 

Esta declaração de Heiko Maas poderia, porém, ser considerada como uma ameaça, que poderia ser o suficiente para motivar o Google, finalmente, satisfazer os denunciantes desse caso. 

Foto: © Google.via Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.