Setembro promete ser um mês de grandes anúncios no mundo da tecnologia. Além das empresas que participarão da IFA 2014, feira que começa nesta semana em Berlim, na Alemanha, a Motorola tem um evento marcado para esta quinta-feira (4) e a Apple na próxima terça-feira (9), quando, respectivamente, devem revelar as novas versões do Moto X e do iPhone.
Agora, um outro gigante acaba de confimar uma data também em setembro para divulgar novidades: o Google, que começou a enviar convites à imprensa para um evento que será realizado na Índia, no próximo dia 15. Segundo o site The Next Web, o convite não exibe muitas informações, apenas que "mais detalhes serão revelados perto da data do evento". Alguns quadrados coloridos aparecem à direita, e nada mais.
Embora não tenha informado sobre o que se trata o evento, a expectativa é que o Google faça o lançamento dos primeiros smartphones do programa Android One. A iniciativa foi anunciada em junho durante a conferência de abertura da Google I/O, mas poucas características foram comentadas – ainda mais por conta da chegada do Android L, que acabou ofuscando o projeto One.
Convite do Google para a imprensa marca evento para o di 15 de setembro (Foto: Divulgação)
O Android One tem como objetivo principal levar celulares inteligentes mais baratos para países em desenvolvimento. O grande diferencial do programa está na atualização do sistema operacional: em vez do usuário ter de esperar meses por um upgrade na plataforma, ou recebê-lo por conta de processos burocráticos das fabricantes, o aparelho será atualizado pelo próprio Google, e não pela marca que produziu aquele celular. Dessa forma, os consumidores terão garantia de que, ao comprarem um novo telefone, terão atualizações constantes e imediatas liberadas pelo Google.
A medida é semelhante ao que já acontece nos produtos da linha Nexus, considerados os melhores gadgets para quem procura por uma experiência mais limpa e "original" no Android. Isso porque muitas empresas, como Samsung e LG, oferecem interfaces próprias que na maioria das vezes confundem os usuários, dificultando a utilização de tablets e smartphones equipados com o robozinho verde. Além disso, algumas companhias demoram para liberar novas atualizações da plataforma.
Na época em que anunciou o Android One, Sundar Pichai, chefe de desenvolvimento do Android e do Chrome, disse que o Google não será responsável pela fabricação dos dispositivos do programa One. A empresa fechará parcerias com empresas atuantes em países emergentes e ficará encarregada apenas do software e suas devidas atualizações.
Os primeiros aparelhos do programa Android One serão lançados primeiro na Índia, o que justifica a especulação de que o anúncio do dia 15 de setembro diz respeito ao lançamento oficial desses produtos. Um deles será vendido pela operadora indiana MicroMax, e possui tela de 4,5 polegadas, rádio FM, entrada para microSD e suporte a dual-chip. Ele custa menos de US$ 100 e terá acesso à Google Play Store, com atualização automática para todos os aplicativos.
O evento do próximo dia 15 deve contar com a presença de Pichai. Não há informações se o Android One chegará ao Brasil.
Matéria completa: http://canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.