quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mercado de smartphones já apresenta crescimento de quase 30% em 2014

smartphones
281,5 milhões. Esse foi o total de smartphones colocados nas lojas pelos fabricantes apenas entre os meses de janeiro e março deste ano. É uma soma alta, que representa uma grande demanda dos usuários do mercado e um crescimento de 28,6% em relação aos números de envios registrados no mesmo período do ano passado.

Os números são do IDC (International Data Corporation) e fazem parte de uma pesquisa contínua da firma sobre a saúde do mercado de celulares. O resultado, inclusive, ultrapassou as expectativas dos especialistas do instituto, apesar de representar uma redução de 2,8% em relação aos números registrados no último trimestre de 2013.

Essa diminuição, porém, é tradicional. Como a maioria das fabricantes reserva seus grandes lançamentos para o final do ano, de forma a aproveitar as compras de Natal, os primeiros três meses do ano costumam ser mais lentos em relação à procura, com poucos modelos novos chegando ao mercado e uma redução sensível no interesse geral do público. Ainda assim, o crescimento de quase 30% mostra a saúde desse segmento em todo o mundo.

De acordo com os analistas do IDC, foram os mercados emergentes os principais responsáveis pela manutenção dos números gigantescos do mercado. A busca por celulares mais baratos, de baixo e médio custo, apesar de não representar grandes lucros para as fabricantes, é um dos principais motores do segmento e, neste primeiro trimestre, foi a principal responsável pela pequena redução em relação à temporada de final de ano.

Nesse sentido, a China aparece como grande destaque, concentrando quase 40% do total de celulares enviados para as lojas em todo o mundo. A chegada do iPhone também é citada como um fator que movimentou esse território, além da procura maior por aparelhos que acessam a internet por meio da tecnologia 4G.

A expectativa do IDC é que o total de celulares disponíveis nas lojas ao longo de 2014 ultrapasse a marca de 1,2 bilhão. O total, se confirmado, representará um aumento de 19,3% em relação ao que foi registrado no ano passado, mas uma diminuição no ritmo de crescimento. A procura já começa a apresentar sinais de estagnação e esse mercado, por mais que continue lucrativo, começará a apresentar margens cada vez menores.

Quando o assunto são os envios totais, ou seja, considerando também os celulares "não inteligentes", o aumento é menor, de apenas 3,9%. No total, 448,6 milhões de unidades chegaram às lojas, um número que representa queda de 9% em relação ao final de 2013. 

Top cinco


De acordo com os dados revelados pela organização, a Samsung permanece como a maior fabricante de celulares do mercado, disponibilizando mais aparelhos que a soma das quatro empresas seguintes. O lançamento do Galaxy S5, para o IDC, deve ampliar ainda mais essa margem, apesar da fabricante sul-coreana estar perdendo mercado para a Apple, principalmente na Ásia.

Falando na Maçã, o primeiro trimestre de 2014 representou a obtenção de mais um recorde, com mais de 40 milhões de celulares vendidos. O movimento em mercados emergentes como China, Brasil, Índia e Indonésia, além de um grande crescimento no Japão, firmaram a empresa na segunda colocação. O IDC, porém, aponta a necessidade de aparelhos com telas maiores para que a companhia de Cupertino possa se manter na vice-liderança e não sucumba à concorrência, que nada de braçada nesse quesito.

A diferença entre Huawei e Lenovo, que conquistaram a terceira e quarta colocações, respectivamente, é de poucos milhões de unidades. Para a segunda, porém, a expectativa é de crescimento muito em breve, assim que a aquisição da Motorola for concluída e os primeiros aparelhos oriundos dessa empreitada comecem a chegar ao mercado, principalmente no Ocidente. Na visão da firma de pesquisa, essa é uma posição que continuará sendo disputada por mais algum tempo.

A LG permaneceu no quinto lugar, com o foco em aparelhos com tecnologia LTE e as boas vendas de celulares de baixo e médio custo contribuindo bastante para os números da empresa. Em 2014, o lançamento do G3 e do tão comentado novo Nexus devem movimentar os totais da empresa nos segmentos de alto nível.


via: http://corporate.canaltech.com.br
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