O Twitter deve inaugurar na bolsa de valores no ano que vem e já está se preparando para não cometer os mesmos erros que os concorrentes, como o Facebook, por exemplo, que teve um dos piores IPOs da história.
Na opinião de David Pakman, sócio da empresa de ventura capital Venrock, o microblog deverá baixar expectativas e usar uma estratégia de precificação diferente da rede social de Mark Zuckerberg.
O site foi avaliado no mês passado em US$ 10,5 bilhões pela GSV Capital Group – 5% a mais do que na avaliação de maio. E o Facebook, que somente agora se recuperou da queda de 53% na Nasdaq (saiba mais aqui), é atualmente avaliado em US$ 109 bilhões.
O site de Zuckerberg, que entrou com pedido de IPO em fevereiro de 2012, entrando oficialmente na bolsa em maio do mesmo ano, deu aos investidores uma visão antecipada de suas finanças, segundo a Bloomberg.
Já o Twitter será capaz de manter essa informação em sigilo até pouco tempo antes da estreia no mercado de ações. O motivo, de acordo com o analista da Wedbush Securities Michael Pachter, é evitar a especulação.
As situações das empresas são bem diferentes, o que muda bastante o cenário para o microblog. O Twitter começou em 2006 e só introduziu o serviço de publicidade em 2010. Neste caso, analistas veem o site em um estágio de crescimento anterior ao do Facebook na época da oferta pública inicial.
Enquanto o Facebook reportou receita de US$ 4 bilhões no ano passado, o Twitter deverá apresentar US$ 1 bilhão em 2014. Isso significa que a companhia tem uma chance melhor de mostrar um crescimento robusto em público.
A receita do microblog deve ter aumento de 63% no ano que vem, segundo estimativas da EMarketer. Além disso, a companhia demonstra uma forte presença em mobilidade, o que deverá fazer com que mais da metade da receita seja proveniente de publicidade móvel.
Por conta disso, a empresa vai atrair interesse dos acionistas. Pakman acredita que o Twitter será uma boa opção para aqueles que procuram diversificar os investimentos que atualmente giram em torno das duas grandes mídias sociais: Facebook e Linkedin.
No contexto geral, o mercado tem visto com bons olhos a abertura de capital da companhia. Especialistas acreditam que o microblog terá uma estreia bem melhor que a do Facebook.
via olhar digital
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