sábado, 15 de outubro de 2016

Excel 2010 - Inserir outros objetos


Em geral, você pode incorporar objetos, mais ou menos exóticos, em uma planilha. Se, por um lado, é plausível querer colocar um link ou uma imagem (como um logotipo) no cabeçalho de uma planilha, por outro, podemos nos questionar sobre o interesse em inserir sons, vídeos, ou outros objetos. Porém, isso é possível. 

Um caso especial é o dos controles (caixas de texto, botões de comando, botões de opção, etc), que servem para enriquecer uma planilha de usuário, muitas vezes chamada de Formulário ou UserForm(na terminologia do Microsoft). 

Normalmente, você escolhe no menu Inserir um dos comandos possíveis. Os principais são:
  • No Calc, Hiperlink, Imagem, Som, Vídeo e Objeto, este último oferecendo objetos OLE, plug-ins (ou add-ons), som, vídeo ou fórmulas matemáticas;
  • No Excel, Hiperlink , Imagem e objetos, estes últimos com uma gama impressionante de objetos.


Como exemplo, para colocar uma imagem em uma planilha, você escolhe na barra de menu Inserir > Imagem e seleciona, na interface a ser exibida, a imagem em questão. 

Inserir um gif animado no Excel

Para inserir uma imagem gif animada em uma pasta de trabalho do Excel, o método descrito anteriormente não é apropriado: uma animação inclui várias imagens, enquanto que a importação se limita à primeira. 
Para que a animação funcione, você deverá inserir a imagem em um Controle e usar um código.
  • Para inserir o Controle, escolha no menu Exibir > Barra de Ferramentas > Caixa de ferramentas de Controle.
  • Ative o primeiro botão de Modo de criação.
  • Selecione o último botão (aquele com um martelo) e Microsoft Web Browser.
  • Em seguida, desenhe um quadro para receber a imagem.
  • Desative o primeiro botão do Modo de criação e feche a barra de ferramentas.
  • Para terminar, no editor VBA e na janela do módulo da planilha em questão, copie o seguinte código: Private Sub Worksheet_Activate()
  • Clique em outra planilha da pasta de trabalho para ativá-la e, em seguida, retorne para a planilha com a animação para ver a imagem em movimento.


Se o tamanho do quadro não exibir corretamente a imagem, escolha de novo Exibir > Barra de Ferramentas > Barra de Ferramentas de Controle, ative o botão de Modo de criação, altere o tamanho do quadro, desative o Modo de criação e feche a barra de ferramentas. 

Você também pode adicionar outras animações procedendo da mesma maneira e adicionando, a cada vez, uma linha com o código acima, levando em conta o número de controle atribuído: 
WebBrowser2.Navigate "caminho de acesso completo para a imagem.GIF" 

Para inserir animações em outras planilhas, você deve proceder da mesma maneira, adicionando o procedimento do VBA ao módulo da planilha em questão. 

Também é possível colocar objetos criados com as barras de ferramentas de Design e, sobretudo, controles colocados com a barra de ferramentas de Controles de Formulário (Calc), Controles ou Comandos (Excel), Formulários (Excel). 

Os objetos inseridos são, muitas vezes, geridos pela programação. Consulte a documentação especializada. 

Inserir uma imagem de fundo na planilha do Excel

É possível inserir uma imagem (como um logotipo) na planilha do Excel: no menu Layout de página basta selecionar Configurar ágina > Plano de Fundo. Na janela que se abre, navegue até a imagem de sua escolha e clique em Inserir. 
A imagem selecionada será exibida como um mosaico (isto é repetida tantas vezes quantas necessárias para preencher o espaço mostrado). É melhor salvar as imagens relativamente claras e com pouco contraste, para não interferir na leitura da planilha. 

Para remover uma imagem de fundo, escolha Layout de página > Configurar página > Excluir plano de fundo.


Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.