quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Como verificar a vulnerabilidade dos seus objetos conectados comBullGuard IoT Scanner




No dia 21 de outubro de 2016 os servidores DNS da sociedade Dyn foram atingidos por um ataque maciço de negação de serviço (DDoS – Ataque por negação de serviço distribuído), impedindo, assim, o acesso a sites e a recursos de grandes empresas norte-americanas a partir de sua URL. 

De acordo com os resultados de uma investigação, o ataque teria vindo, em grande parte, dos objetos conectados e infectados por um malware e agindo em conjunto no ataque, sem que seus legítimos proprietários pudessem perceber as anormalidades do serviço. 

Entre os objetos conectados Culpados encontram-se: algumas câmeras IP, telefones 9móveis e IP), vários dispositivos conectados. Assim sendo, pode ser útil para um particular efetuar, regularmente, testes de acessibilidades de seus objetos conectados a partir da internet. 

O exemplo de BullGuard IoT Scanner

A empresa BullGuard desenvolveu uma ferramenta que permite que os usuários efetuem testes gratuitos. Clique no links ao lado para acessa-la: IoT Scanner (en anglais). 

Esta ferramenta vai escanear o endereço IP a partir do qual a pesquisa é realizada para verificar quais portas estão abertas e, assim, determinar se os serviços são acessíveis a partir do exterior. Se for o caso, uma lista de portas abertas pelo exterior será elaborada, de modo que, o usuário possa determinar se a sua instalação é vulnerável ou dipõem de objetos conectado objetos potencialmente acessíveis a partir do exterior, através de um acesso um banco de dados público dedicado (Shodan): 


Nota: para funcionar corretamente, é necessário que todos os dispositivos estejam situadas na mesma rede local (Wi-Fi). 

Foto: © iotscanner.bullguard.comFonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.