sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Como realizar um multiboot com EasyBCD


multiboot é um termo que significa a utilização de diversos sistemas operacionais no mesmo PC. O problema que pode acontecer com o multiboot, é a ativação da tela de escolha entre os sistemas instalados durante o arranque de seu PC, em outros termos técnicos: a configuração do bootloader no MBR

EasyBCD é um utilitário simples e eficaz para realizar tal tarefa, ele permite adicionar os sistemas Windows, Linux e MacOS. No entanto, o utilitário é funcional somente no Windows, o que implica que você deve ter acesso ao Windows. Então, é preferível instalar o Windows por último. 

Download e instalação

Supomos que você instalou todos os outros sistemas operacionais que são necessários. Baixe o utilitário EasyBCD e execute o arquivo baixado. Faça um clique em Next (próximo) > I Agree (eu aceito) > Install (Instale). Deixe a caixa Run EasyBCD marcada, e clique em Finish (Terminado). Veja a interface de seu softwarel: 


Utilização do software

Nada mais fácil :)

Adicionar um sistema operacional

Na tela do software, clique Add/Remove entries


No pequeno quadro Add an entry (Adicionar Entrada), abaixo, escolha o sistema operacional a adicionar e o tipo de sistema e o nome que vais ser afixado na tela de escolha ao arranque do PC. Clique em Add entry (Adicionar entrada): 


O sistema que você escolhe vai aparecer no quadro Manage Existing Entries ao alto. Clique em Save (salvar): 


Um outro exemplo aqui para uma partição Linux: 


Eis o novo sistema é adicionado à tela de escolha. 

Para iniciar Linux depois o Loader de Vista via a criação de um link com EasyBCD, é preciso que uma versão do Grub tenha sido instalada na raiz da partição Linux (boot sector) para criar um Chainloader para Grub. Encontre uma explicação sobre o método para colocar Grub na raiz da partição Linux nesta nesta página. No caso de adicionar Windows 2000 ou XP, é impossível escolher a partição onde este sistema está instalado, mas não se preocupe, o software faz automaticamente. 

Modificar a ordem na tela de arrraque

Ainda na opção Add/Remove entries, no quadro Manage Existing Entries (gerenciar as entradas existentes) no alto, selecione o sistema a ser movido: 


Utilize os botões Up (para cima) et Down (para baixo) para mover o sistema. Clique em Save(Salve) 

Suprimir um sistema operacional

Sempre na mesma parte Add/Remove entries, selecione o sistema à suprimir. Clique em Delete:


Clique em Simpara confirmar: 


Clique em Save (Salvar) 

Visualização das opções de arranque disponíveis

Clique em View settings (Exibir configurações). Você terá uma vista simplificada de seu boot. Marque a casa Detailed (Detalhes) no alto para ver todos os detalhes. 

Modificação do sistema por padrão

Clique em Change settings (Alterar configurações): 



Escolha na lista Defaut OS (Padrão), sistema operacional padrão. Este sistema será selecionado automaticamente na tela de escolha. Clique em Save settings (Salvar configurações): 


Modificação do Timeout

O Timeout é o tempo durante o qual o sistema padrão será lançado se nenhum outro sistema não for selecionado. Selecione-o no Bootloader Timeout no Change settings

Outras opções

Manutenção e diagnóstico

Em caso de problema com um de seus sistemas instalados, você pode utilizar o Diagnostic center do software para resolver seu problema: 



iReboot

Um utilitário interessante para arrancar seu PC sob o OS desejado, sem ter que selecionar no utilitário de arranque. iReboot para arrancar com o OS desejado 

Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.