segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Como salvar um celular molhado



Como dono de um smartphone, vê-lo cair na privada ou em uma piscina é provavelmente um dos seus piores pesadelos. Infelizmente, não existe uma solução "milagrosa" para um telefone celular molhado e, dependendo do tempo que passou dentro da água, a única solução pode ser comprar um novo. No entanto, se você agir com rapidez, existem algumas manipulações que você pode tentar fazer para evitar danos permanentes. 

Nesta dica, vamos te dar umas sugestões sobre o que fazer e o que não fazer, caso o seu telefone tenha caído na água. Porém, saiba que nenhum destes métodos são infalíveis e, como mencionado anteriormente, se o seu dispositivo ficou muito tempo debaixo d'água, não há muita coisa a ser feita para salvá-lo. 

O que fazer se o seu telefone cair na água

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa a ser feita é tirar o seu telefone da água o mais rapidamente possível e desliga-lo imediatamente, para evitar um curto-circuito. 

Se o telefone estiver ligado a um carregador e completamente submerso, não tente desconecta-lo ou desliga-lo. Neste caso, é mais seguro desligar o interruptor principal antes de tentar desliga-lo. Se o telefone estiver ligado a um carregador e molhado apenas superficialmente, desconecte do carregador e seque-o imediatamente com toalhas de papel ou panos macios. 

Assim que você tirar o telefone da água, remova a capinha de proteção, bem como o seu cartão SIM ou qualquer micro-chip inserido. Use um pano ou toalha de papel para seca-lo. Faça tudo que puder para não espalhar a água e tente mantê-lo o mais estável possível. 

Depois de remover o máximo de água possível, recomendamos que você seque qualquer líquido restante, utilizando materiais com alta capacidade de absorção. Existem algumas sugestões comuns, tipo colocar o telefone em uma tigela de arroz cru ou envolvê-lo em toalhas de papel. Pacotes secantes (aqueles pequenos sacos brancos de gel sílica encontrados em caixas de sapatos) também são um meio altamente eficaz de tirar água. Deixe o telefone submerso por algumas horas (ou durante a noite) e vire-o de vez em quando, para que cada área seja tratada da mesma maneira. 

Isso pode parecer uma eternidade, mas é melhor esperar 24 horas antes de tentar ligar o telefone e ver a extensão dos danos da água. Você só deve tentar ligar o telefone se todas as áreas do dispositivo parecerem estar completamente secas. Se ele parece funcionar corretamente após a inicialização, você é um sortudo, mas não se esqueça de ficar de olho aberto para qualquer ruído estranho ou bloqueio. Se o seu telefone não inicializar, tente liga-lo no carregador. Repetindo, isso só deve ser feito se cada área do telefone estiver completamente seca. 

O que não fazer se o seu telefone cair na água

A internet está repleta de soluções rápidas e correções milagrosas supostamente de ação rápida e eficiente, mas são realmente muito perigosas. É melhor usar o bom senso ao ler estas informações. Dito isso, veja algumas coisas que nunca devem ser feitas para salvar o seu telefone. 

Não tente secar o seu telefone com um secador de cabelo ou coloca-lo no calor direto, como em um radiador, perto de um forno ou no sol. Não tente tirar a água do seu telefone sacudindo-o. Isso poderia espalhar água em áreas menores e danificar peças que estavam secas. 
Foto: © suwatpatt - Shuttertock.comFonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

2 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.