segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Como configurar e usar um perfil comercial no Instagram


Desde julho de 2016, as marcas, os profissionais e os influenciadores do mercado podem passar sua conta do Instagram para um perfil comercial (Perfil Business). Trata-se de uma enorme evolução para a rede social, que ainda não tinha funcionalidades dedicadas aos profissionais. Nesta dica você verá como configurar a sua conta com um perfil comercial e quais são as novas ferramentas para ajudá-lo. 



Qual o interesse do Instagram para a empresa

Lançado em 2010, o Instagram continua a fazer um grande sucesso. Ele tem 500 milhões de usuários ativos mensais, espalhados pelos quatro cantos do mundo. 

O sucesso desta audiência é uma oportunidade em termos de visibilidade e comunicação para as empresas. De acordo com o estudo do Simply Measured (arquivo PDF), em 2015, 90% das marcas mais valorizadas no mundo têm uma conta Instagram. E 80% delas postam, pelo menos, um conteúdo (foto ou vídeo) por semana. Simply Measured também observou um interesse cada vez mais acentuado dos usuários pelo conteúdo compartilhado pelas marcas, com uma interação (curtidas e comentários) cada vez maior. 

O aplicativo está em franca evolução, novos recursos são introduzidos regularmente, garantindo uma maior visibilidade das marcas. Por exemplo, desde o início do mês de setembro de 2016, a rede social permite que os usuários façam um zoom em suas fotos e vídeos. 

Quais são as vantagens do Instagram para a empresa

As especificidades do Instagram, como uma rede social, são vantajosas para as marcas e empresas pois se beneficiam de um suporte ativo para atrair um novo público e usufruir de uma visibilidade da marca, desenvolvem sua própria comunidade de assinantes, oferecendo conteúdos exclusivos ou uma mensagem adequada às suas expectativas e aos seus hábitos. 

Como tirar vantagem de uma conta profissional

Até pouco tempo atrás, o Instagram não fazia diferença entre os usuários profissionais e privados. A liberação dos perfis comerciais permitiu que a rede social desse mais destaque para as marcas e para os influenciadores. Este recurso está sendo implementado no conjunto das contas do Instagram e, contanto que sejam observadas algumas condições estabelecidas pela rede social, as marcas poderão configurar suas contas como perfis comerciais.

Quais são aos benefícios das novas ferramentas

Os benefícios trazidos pelas novas ferramentas são imediatamente visíveis nos perfis profissionais: 
Contato facilitado entre os usuários e as marcas com o click to action (clique para a ação), e-mail, telefone, etc. ou obter rapidamente um itinerário (geolocalização clicável), 
Destacar certas publicações com os Posts patrocinados diretamente do aplicativo, 
Estatísticas de acesso direto na conta, para ter uma análise mais precisa do comportamento da comunidade ou dos usuários. 

Como configurar uma conta comercial

Transformar um perfil existente em perfil comercial

As marcas, os profissionais e os influenciadores que já dispõem de uma conta do Instagram podem acessar a funcionalidade Perfil comercial. Para ver se você se enquadra nesse caso, abra o Painel de controle (canto superior direito do perfil). Se o recurso estiver disponível, ele aparecerá em Conta > Mudar para o perfil comercial

Atenção! A conexão com o Facebook será solicitada, pois o perfil profissional será vinculado à página do Facebook já existente. 

Como devem proceder as marcas que ainda não têm uma conta do Instagram

As marcas que ainda não possuem uma conta do Instagram deverão, em primeiro lugar, criar uma conta pessoal para poder usufruir da funcionalidade Perfil comercial. Talvez essa funcionalidade não esteja disponível imediatamente. 

Como voltar para a conta pessoal

É possível voltar para a conta pessoal a partir da conta comercial. Para voltar à conta pessoal, abra o Painel de controle > Conta > Voltar para a conta pessoal. Este procedimento implicará nas indisponibilidades das estatísticas e na separação da conta do Facebook da conta do Instagram. 

Como utilizar as principais funcionalidades

Como configurar o 'Click to Action' (CTA)

Click to action facilita o contato com os usuários, pois ao clicar no botão Contatos do perfil comercial, os usuários poderão optar por enviar um e-mail ou ligar para a empresa ou marca e, ao clicar no endereço, fazer aparecer um mapa automaticamente. 

Os endereços profissionais devem ser informados no momento da passagem para o perfil comercial. Eles devem incluir um endereço de e-mail, um número de telefone e um endereço postal. Alguns campos podem ser deixados em branco. Eles também poderão ser preenchidos posteriormente, a partir do perfil, em Editar perfil > Endereços comerciais

Como visualizar as estatísticas

A transição para o perfil comercial viabiliza o acesso às estatísticas de sua conta, bem como as estatísticas de cada publicação. Os insights sobre as publicações não são retroativos, eles analisam a audiência a partir do momento em que a conta foi alterada. Para acessar os insights do dia, um intervalo de tempo pode ser necessário após a alteração do perfil. 

Estatísticas da conta
O acesso é feito a partir do ícone dedicado, na parte superior direita do perfil. Os 
insights se referem, por padrão, aos últimos 7 dias, com três informações principais: número de impressões/alcance/número de cliques para o site, melhores publicações e atividade dos assinantes por hora. Cada elemento pode ser detalhado, clicando em Ver mais, como, por exemplo, os dados demográficos dos assinantes, em função do dia ou da hora. 

Estatísticas das publicações
Clique em Exibir as estatísticas sob cada publicação e o número de opiniões, o alcance e o engajamento aparecerão. 

Como promover as publicações

Como acontece em uma página do Facebook, as publicações podem ser destacadas junto a uma audiência específica. Essas campanhas podem ter vários objetivos, como conseguir mais contatos para a empresa (visitas ao website ou telefonemas), ou para aumentar a sua visibilidade em uma determinada publicação. Clique em Promover em uma foto ou vídeo já compartilhada. Adapte a campanha de acordo com os objetivos, com o público-alvo desejado, com a duração da campanha e de acordo com o orçamento. 

Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.