sábado, 9 de julho de 2016

PSafe Total detecta vírus que se passa por Pokémon GO

Aplicativo identificou um malware que usa o mesmo ícone do jogo para atrair usuários e invadir dados pessoais e recursos do celular

Nesta terça-feira, 06, o aguardado e badalado jogo para celular Pokémon GO foi liberado para alguns usuários. Apesar de lançado apenas na Austrália e Nova Zelândia, o game ganhou repercussão mundial e virou o assunto das redes sociais. Tanta repercussão chamou a atenção também de hackers e, em menos de um dia, o PSafe Total conseguiu identificar um malware que usa a mesma identidade visual do jogo para invadir os celulares daqueles que fazem download do app acreditando ser o verdadeiro.

BOTAO_VIRUS_PT

BOTAO_VIRUS_PT
Segundo Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe, ao baixar, o malware baseado no Pokémon GO solicita permissões diferentes do jogo original, como ler, apagar e enviar sms, ativar e desativar as redes wi-fi e 3G, ler histórico de chamadas e de sms, assim como realizar chamadas.

psafe_pokemon
psafe_pokemon
 
O vírus, enviado da Turquia, já pode ser encontrado no Brasil através de lojas de aplicativos não-oficiais  e inclui um código malicioso dentro do apk do jogo. Daí a importância de evitar fazer downloads fora do Google Play e manter um antivírus instalado no Android. “O PSafe Total é capaz de detectar e impedir que o usuário mantenha no celular um aplicativo que cause dados ao aparelho e roube informações pessoais”, explicou Simoni.

Repercussão na imprensa
No início da semana, o game que se tornou febre mundial mobilizou internautas do Brasil e do mundo. A notícia divulgada pela PSafe sobre a identificação de um vírus que se disfarça de Pokémon GO chamou a atenção de todos e logo ganhou também grande repercussão na imprensa. Afinal, muitos brasileiros podem ser afetados.

Anterior
Proxima

Postador

3 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.