sábado, 9 de julho de 2016

PSafe Total detecta vírus que se passa por Pokémon GO

Aplicativo identificou um malware que usa o mesmo ícone do jogo para atrair usuários e invadir dados pessoais e recursos do celular

Nesta terça-feira, 06, o aguardado e badalado jogo para celular Pokémon GO foi liberado para alguns usuários. Apesar de lançado apenas na Austrália e Nova Zelândia, o game ganhou repercussão mundial e virou o assunto das redes sociais. Tanta repercussão chamou a atenção também de hackers e, em menos de um dia, o PSafe Total conseguiu identificar um malware que usa a mesma identidade visual do jogo para invadir os celulares daqueles que fazem download do app acreditando ser o verdadeiro.

BOTAO_VIRUS_PT

BOTAO_VIRUS_PT
Segundo Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe, ao baixar, o malware baseado no Pokémon GO solicita permissões diferentes do jogo original, como ler, apagar e enviar sms, ativar e desativar as redes wi-fi e 3G, ler histórico de chamadas e de sms, assim como realizar chamadas.

psafe_pokemon
psafe_pokemon
 
O vírus, enviado da Turquia, já pode ser encontrado no Brasil através de lojas de aplicativos não-oficiais  e inclui um código malicioso dentro do apk do jogo. Daí a importância de evitar fazer downloads fora do Google Play e manter um antivírus instalado no Android. “O PSafe Total é capaz de detectar e impedir que o usuário mantenha no celular um aplicativo que cause dados ao aparelho e roube informações pessoais”, explicou Simoni.

Repercussão na imprensa
No início da semana, o game que se tornou febre mundial mobilizou internautas do Brasil e do mundo. A notícia divulgada pela PSafe sobre a identificação de um vírus que se disfarça de Pokémon GO chamou a atenção de todos e logo ganhou também grande repercussão na imprensa. Afinal, muitos brasileiros podem ser afetados.

Anterior
Proxima

Postador

3 comentários:

  1. Ja sabia que isso ia acontecer

    ResponderExcluir
  2. Pessoal gosta dos paranawes da insegurança

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah Pokémon delícia

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.