quarta-feira, 6 de julho de 2016

Noções básicas sobre a otimização do desempenho da Web


Na construção e manutenção de um site bem sucedido, a otimização do desempenho da web é uma das prioridades da equipe encarregada. Hoje em dia, mesmo com conexões de internet de alta velocidade e a onipresença da 4G em plataformas móveis, muitos sites lutam contra a demora de carregamento das páginas. A otimização do tempo de carregamento é uma disciplina técnica, mas o desempenho da web tem um alcance maior, pois é parte de uma cultura que vai além do conhecimento tecnológico. 



Então, por que alguns sites são mais lentos do que outros? Qual seria o impacto econômico para esses sites? Como poderíamos melhorar a situação? Esta dica vai dar-lhe as noções básicas de otimização do desempenho da web, além de dicas sobre como seu site pode se beneficiar de algumas ferramentas adicionais de desempenho. 

A importância da otimização do desempenho da Web

Quando foi a última vez que você ficou frustrado e irritado com a demora de carregamento de um site? 

Seja você o administrador de um site ou um usuário, a demora de carregamento de um site pode ser muito frustrante. Os avanços tecnológicos ao longo dos últimos anos nos acostumaram à troca de informações muito rápidas. Apesar disso ter lá suas vantagens, infelizmente nós nos tornamos cada vez mais impacientes em relação à espera. E, de uma maneira geral, essa impaciência recém-descoberta tem um certo impacto. 

Um estudo recente com uma amostra de sites de e-commerce indicou que, até um segundo adicionado ao tempo de carregamento reduz em 16% a satisfação dos usuários. Observou-se que um tempo de espera excessivo faz com que os usuários fiquem preocupados com a segurança do site. 

Fatores que causam impacto no desempenho de um Website

O desempenho de um site pode ser afetado por uma série de fatores, tanto em relação ao site, quanto em relação aos usuários. Esses fatores incluem conexão de internet, localização do usuário, a resposta do servidor, assim como o desenvolvimento front-end

A velocidade da internet melhorou de forma exponencial na última década mas, infelizmente, nem todos os usuários têm acesso ao mesmo nível de disponibilidade de internet, disponibilidade de fibra, localização do usuário e fornecedores de serviços de Internet, que podem afetar a disponibilidade da rede e a velocidade da conexão de diversas maneiras. Desta forma, muitas zonas geográficas mundiais ainda sofrem de algum tipo de latência. Isso significa que alguns usuários de internet esperam muito mais tempo pelas pesquisas de dados para ir do seu dispositivo até um servidor da web. A latência pode ter um grande impacto sobre o carregamento de páginas da web. Às vezes, para carregar uma simples página, os dados podem ter que ir e voltar do dispositivo para o servidor, várias vezes. 

A latência é influenciada pela distância entre um dispositivo e o servidor. A internet é rápida, mas não é instantânea. É uma rede complexa onde os dados são convertidos e transferidos em alta velocidade, mas ainda há várias operações que podem retardar a transferência dos dados, como a distância que os dados percorreram para chegar ao seu destino. 

resposta do servidor é o ponto de partida do desempenho do site. Quando um pedido é feito, um servidor da internet retorna uma resposta em HTML, que permitirá que o navegador da web "construa" a página. Trata-se de recuperar todas as pendências necessárias do site (incluindo imagens, JavaScript, etc.) para exibi-las corretamente, depois. Na maioria dos casos, o tempo de resposta é um fator insignificante em relação ao tempo de carregamento da página. No entanto, erros de codificação e de desenvolvimento podem causar um aumento significativo do tempo de resposta de uma página e, por conseguinte, aumentar muito o tempo necessário para carregar uma página da web. 

Um site front-end representa todos os elementos interativos de uma página web, que é baixado pelo navegador (incluindo HTML, CSS, JavaScript, etc.). Para um usuário, o front-end representa a parte visível do website. Uma vez que um administrador do site fixou as questões relacionadas com o tempo de resposta do servidor, os elementos front-end devem ser otimizados de acordo com o impacto de eventuais problemas técnicos ligados ao usuário (incluindo a conexão à internet e a latência, como dito acima). 

Impactos da otimização do desempenho da Web

Para as empresas, a otimização do desempenho da web tem um impacto direto na economia. Na era atual da internet, os usuários têm muito mais opções para comprar produtos e, consequentemente, são menos fiéis à marca. Assim sendo, eles são muito mais propensos a abandonar um site, caso o seu desempenho não seja bom, e procurar a concorrência. 

Há alguns anos atrás, o website e-commerce AutoAnything.com anunciou que a homepage "carregada" do seu site estava causando um tempo de carregamento desnecessariamente longo para seus clientes. Depois do exame do seu site, a empresa (que é especializada na venda de peças de automóvel) descobriu que o seu extenso menu de navegação era uma das causas desta demora. Como resposta, a empresa decidiu acrescentar uma espécie de acelerador ao seu site que iria dirigir o tráfego do usuário através de dois servidores diferentes do sistema. Em última análise, o acelerador melhorou a velocidade de carregamento do site em 50%, resultando em um aumento de 11% do valor médio do carrinho. 

Acredite ou não, o tempo de carregamento também foi profundamente afetado em termos deotimização do motor de busca do site. Em 2010, o Google penalizou 1% dos seus sites indexados devido à sua excessiva lentidão (tempo longo de resposta do servidor). Quanto mais rápido for um site, mais ele poderá ser indexado pelo Google, e mais rápido ele poderá subir nos rankings das páginas de pesquisa do Google. Também devemos notar que o Google considera a velocidade de carregamento como um critério importante de classificação para sites móveis. 

Ferramentas de otimização do desempenho da Web

Existem várias ferramentas para analisar e otimizar seu site: 
Google PageSpeed Insights 
YSlow 
DareBoost 
Yellow Lab Tools

Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.