sábado, 14 de maio de 2016

Windows 10 remove uso compartilhado e polêmico de senhas de Wi-Fi

Uma das novidades mais controversas do Windows 10 deve ser removida na Anniversary Update. O Wi-Fi Sense era um recurso desenvolvido para permitir que os dispositivos compartilhassem automaticamente os dados de conexão de suas redes sem fio (wireless) particulares com seus contatos, evitando o processo manual de compartilhar uma senha de Wi-Fi com o usuário da máquina. Entretanto, a opção não foi bem recebida pelos donos de PCs, que temiam que a divulgação destas informações pudesse se tornar uma séria brecha de segurança.
Windows 10 vai começar a cobrar pelo download do sistema operacional em agosto (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 vai começar a cobrar pelo download do sistema operacional em agosto (Foto: Divulgação/Microsoft)

O fim do recurso foi anunciado oficialmente pelaMicrosoft com o lançamento da build 14342 do Windows 10 Insider Preview, a versão de testes do sistema operacional que é liberada com antecedência para que desenvolvedores de todo o mundo possam ajudar a encontrar e solucionar problemas.
O grande problema do Wi-Fi Sense é que a forma como o recurso foi anunciado dava a entender que todos os contatos do usuário teriam acesso automático a sua rede e senha. Enquanto, na verdade, esta informação nunca era tornada pública. Também era possível escolher para quais contatos autorizados a função seria habilitada e quais das redes seriam compartilhadas.
A Microsoft não deu grandes detalhes sobre os motivos que a levaram a abandonar o recurso, apenas informando que foi suspenso por que não era muito usado. “Os custos de manter o código atualizado, combinados com pouco uso e demanda, fizeram com que o investimento não valesse mais a pena”, explica a desenvolvedora.
A remoção oficial do Wi-Fi Sense deve ocorrer junto do lançamento da Anniversary Update, marcado para a metade do ano. Depois desta data, o recurso vai continuar funcionando, mas só poderá ser usado para conectar a redes públicas em uma lista criada através de crowdsourcing.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.