quarta-feira, 27 de abril de 2016

Técnica de supressão de som

Se você quiser excluir a voz de uma cantora em uma música ou apenas manter a voz, ou remover o kick que você não deveria ter gravado durante a última composição. Veja uma técnica bem simples e rápida, bem melhor do que usar os filtros. Isso é chamado de antifase seletiva. Vamos colocar uma onda em antifase em relação à outra para conseguir um resto. 



Antes de inicializar

Você deverá respeitar certas condições, como saber exatamente que som extrair (aquele que contém o som misturado com os outros). Naturalmente, você precisa do som de subtração, o subtractor (aquele que você quer tirar do outro som). Tem que ser exatamente o mesmo que você ouviu (mesma amplitude, frequência, tempo, etc.), se não, só acrescentará um som. Um software como o Reaper, o Audacity ou o Sound Forge, mas com capacidade de inverter a amplitude e fazer uma mixagem de, no máximo, duas faixas. 

A teoria

O princípio desta subtração é simples: vamos inverter a amplitude do som subtractor para fazê-lo subtrair do outro som. Exemplo: eu criei uma síntese FM com dois tipos de ondas: o Saw (dente de serrote) e Square (quadrado), com a mesma amplitude e com, respectivamente, frequências de 250 Hz (Hertz) e 500 Hz, tudo durante dois segundos. Aqui você só vê uma fração de segundo: 


Aqui, eu vou tirar o som quadrado de 500 Hz, por exemplo. Veja meu som quadrado de 500 Hz: 


Para subtraí-lo, é preciso inverter a sua amplitude: 

Exemple em imagem

E misture-o com o outro som, colocando-o ao mesmo tempo que o som a ser subtraído dentro do som com as 2 formas de onda. Assim, o mixer vai adicionar as amplitudes e, como (-9,4) + 9,4 = 0, o som quadrado desaparecerá, para dar lugar ao som em dente de serrote


É complicado, eu admito, mas na prática é mais simples, você verá. 

Prática

A partir daí, podemos começar. Vamos recuperar a voz de um título. Para isso, será preciso obter a mixagem instrumental e vocal do título (saiba que basta você pedir a voz ao autor ou compra-la, é mais seguro, legal e mais rápido). As estruturas das duas versões devem ser idênticas assim como a qualidade digital. Depois disso, reze para que o mastering não tenha mudado muito. 

Vamos utilizar o Reaper de Cockos para fazer a coisa. Vamos, então, buscá-lo aqui, rapidinho! Este software é eficaz, barato, gratuito por 30 dias, sem remoção de função. Passados os 30 dias, você só será bloqueado 5 segundos. 

Bem, você é inteligente o suficiente para instalá-lo sozinho. Abra um novo projeto com ele. Em seguida, vá ao menu Insert (Inserir) > Media File (Arquivo de mídia). Procure suas duas versões. Agora, você tem duas belas faixas e um som que satura, mas isso não é muito grave. Coloque uma faixa em antifase, assim: 


E, com um pouco de sorte, você deverá acabar com o vocal (e alguns parasitas). Se não funcionar, verifique se as formas das ondas estão bem arrumadas. Apoie o mais próximo possível da correspondência (Shift + Clique esquerdo para mover à vontade). Você nunca poderá posiciona-los corretamente como o mouse. É por isso que você vai adicionar um efeito JS que vai nos ajudar. Então, clique no botão fx da faixa que está, claramente, atrasada. Clique em Add(Adicionar) > JS > Delay/time_adjustment (Ajuste atraso/hora) e clique em Ok. Seu efeito se abrirá. 

Verifique se o delay amount (ms) e o wet mix (dB) estão em 0. Em seguida, verifique se o dry mix (dB) está em -120. Basta alterar o último parâmetro (additional delay amount) usando o teclado. Isso vai criar um atraso ou um avanço bem específico sobre o som da faixa e, assim, você poderá calibrar os dois “monstros”, tranquilamente. 

Dica: quanto mais os graves desaparecerem e os agudos ficarem, mais perto você estará do ponto. 

Avance de 10 em 10 samples, até obter um som atenuado. Em seguida, refine avançando 1 por 1. E assim por diante... até encontrar o valor correto (Acima de tudo, mantenha a calma. Isso pode levar de 2 segundos a uma hora). Se você ainda não estiver satisfeito, passe pelos filtros, senão, peça ao autor da música. 

Boa sorte!

Fonte: http://br.ccm.net/
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.