quarta-feira, 27 de abril de 2016

Bloqueio do PC e sistema congelado (freezes)

Para resolver esse problema é preciso, em primeiro lugar, saber as razões que provocam o bloqueio de um computador. O termo freeze é utilizado para indicar que o sistema está "congelado".. 

Se as soluções indicadas abaixo não foram suficientes, uma busca no Google com as palavras-chave "Windows Freeze", "computador bloqueado" ou "bloqueio do sistema" ou uma mistura dos três, te darão algumas pistas. Pense também em aperfeiçoar sua busca com a marca e o modelo do periférico que você suspeita de ser a causa do problema (placa-mãe, placa de vídeo, etc.). 


Por que o meu PC trava

Memória defeituosa

Na maioria das vezes, os problemas de bloqueio são devidos às barras defeituosas da RAM. As barras de memória NoName (sem marca) possuem pequenos defeitos que podem impedir o bom funcionamento do PC. Será preciso testá-las com o Memtest86. Leia esta dica para saber comoTestar as barras da RAM. Os resultados do Memtest são fáceis de serem analisados : 

Se a sua tela inicial se mantém igual desde, pelo menos, uma volta completa, pode-se estimar que a memória está em boas condições de trabalho. Se aparecerem linhas adicionais, sua memória está com defeito. 

Conflito de Hardware

Você deve reiniciar o PC com um mínimo de dispositivos. Desligue o CD players, gravadores, conexão com a Internet (modem), impressoras, discos rígidos adicionais, etc.Tente de novo até que o computador não reinicialize mais. Quando for o caso, reconecte os dispositivos, um por um, até encontrar o problema novamente.

Superaquecimento do processador ou da placa de vídeo

Verifique a temperatura do processador e/ou da placa gráfica e, se ela estiver muito alta, instale uma ventoinha mais potente. Para conhecer a temperatura do processador ou da placa de vídeo, basta usar um utilitário fornecido com algumas placas-mãe ou com o Aida ou o 32. Também é possível baixar a temperatura, diminuindo a tensão do processador pelo BIOS. Atenção! Essa manipulação deve ser feita por especialistas! Isso pode causar instabilidade no sistema, o que será o contrário do efeito desejado.

Alimentação defeituosa

Essa causa é incontrolável sem equipamento elétrico específico. A solução é trocar a alimentação para uma mais potente, esperando que isso resolva o problema ou dar para um profissional fazê-lo. 

O bloqueio também pode ser proveniente de micro cortes da LIGHT. É possível testar a sua rede elétrica pela LIGHT através de um dispositivo previsto para isso. Se realmente você é uma vítima de micro-cortes, a LIGHT vai tomar as medidas necessárias mas, caso contrário, é útil saber que você deverá pagar o transporte e o serviço do técnico. A compra de um inversor (no-break) te ajudará a resolver esse problema! 

Conflito de software

É preciso lembrar quando começou o problema e que softwares ou drivers foram instalados antes do problema aparecer. Em seguida, remover o software ou atualizar o driver responsável.

Material defeituoso

Fazer a revisão completa do computador: placa-mãe, processador, placa de vídeo, placa de som, etc...

Configurações do BIOS

Certifique-se de que a frequência da memória é boa e que o tempo de latência está na configuração de fábrica. 

As tensões também são importantes. Assim, uma RAM com pouca energia ficará, muitas vezes, instável e poderá congelar seu PC. Verifique as especificações de sua RAM, no site do fabricante e coloque o valor recomendado (se você não sabe, coloque entre 1,9 V e 2,2 V para o valor Vram se for DDR2 e, pelo menos, 2,2, se for DDR1). A tensão do processador também pode ser a causa, uma tensão muito baixa pode causar instabilidade. Informe-se, mais uma vez, no site do fabricante; em geral, este valor se situa entre 1,2 V e 1,4 V. 

Você também pode atualizar o BIOS indo ao site do fabricante da sua placa-mãe. Pense em fazer um disco de backup do BIOS atual. Não faça isso em um dia tempestuoso, pois um corte de energia durante a atualização do BIOS seria fatal! 

Ferramentas de atualização para o Abit e o Asus: 

Para o Asus : 
ASUS Update 
Para o Abit : 
ABIT Update 

Os vírus

Além dos problemas decorrentes do próprio computador e seus componentes, tem a a ação dos vírus. Esta é certamente uma das principais causas de bloqueios no computador. Neste caso, existem vários vírus e derivados capazes de causar problemas, tais com o famoso Sasser e Blaster. 

Você vai encontrar no CCM vários links para os diversos patches corretivos assim como a manipulação a ser realizada para desativar a restauração do seu sistema, para ajudar a removê-los. 

Dica para os sistemas Windows

Para não sofrer mais as reinicializações indesejadas, uma simples manipulação às vezes basta mas, nem sempre é eficaz. Pelo menu Iniciar acesse o Painel de controle e Desempenho e Manutenção, finalmente, Sistema (ou clicando com o lado direito do mouse em Meu Computador, depois selecione Propriedades. Clique na guia Avançado e, em seguida, em Clique Configurações em Arranque e recuperação. Desmarque Reinicializar automaticamente

Imagem: @ Pixabay.Fonte: http://br.ccm.net/faq
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.