domingo, 20 de março de 2016

O que é a sigla SMTP no Gmail?

Gmail, assim como outros serviços de e-mail, também usa o SMTP, assim como os protocolos POP3 ou IMAP, que completam o ciclo da troca de mensagens. Quando um usuário envia um e-mail, o servidor que está enviando esta mensagem entra em contato com o servidor receptor através do protocolo SMTP. A mensagem, após ser recebida, é armazenada para ser recuperada novamente pelo destinatário, através dos protocolos POP3 ou IMAP.
Como anexar arquivos grandes com mais de 25 MB no Gmail (Foto: Reprodução/André Sugai) (Foto: Como anexar arquivos grandes com mais de 25 MB no Gmail (Foto: Reprodução/André Sugai))Entenda o que é SMTP no Gmail (Foto: Reprodução/André Sugai)

Quem usa o Gmail apenas na versão desktop ou nos aplicativos móveis, normalmente, não precisa se preocupar com estas configurações, uma vez que elas são feitas automaticamente e o uso do protocolo é tarefa do servidor, não do usuário.
Por outro lado, quem for configurar uma conta do serviço em um cliente de terceiros precisa ter estes dados em mão. Para aprender como descobri-los, siga estes passos:
Passo 1. Na janela principal do Gmail, clique no ícone da engrenagem e, em seguida, em “Configurações”.
Informações de configuração estão nas opções do Gmail (Foto: Reprodução/Google)Informações de configuração estão nas opções do Gmail (Foto: Reprodução/Google)
Passo 2. Clique na aba “Encaminhamento e POP/Imap” no topo e, em seguida, navegue até o fim da página. Então, clique em “Instruções de configuração”.
Configurações do Gmail possui informações para usar serviço em outros clientes (Foto: Reprodução/Google)Configurações do Gmail possui informações para usar serviço em outros clientes (Foto: Reprodução/Google)
Passo 3. Uma nova página será aberta. Navegue até a Etapa 2 para encontrar os dados.
Informações de configuração de e-mail podem ser encontrados nas opções do Gmail (Foto: Reprodução/Google)Informações de configuração de e-mail podem ser encontrados nas opções do Gmail (Foto: Reprodução/Google)
A maior parte dos aplicativos móveis, como no Windows Phone, ao adicionarem uma conta, já configuram os servidores de saída e entrada de mensagens automaticamente. Em programas para desktop, entretanto, pode ser necessário inserir os dados manualmente. Para aprender a fazer isto no Outlook, confira este tutorial.
Via Microsoft e Google
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.