quinta-feira, 31 de março de 2016

CMS para gerenciar vendas on-line

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) não são apenas dedicados a blogs e hubs corporativos, eles também podem servir como base para a gestão de uma loja on-line. 

Soluções como Magento, DrupalPrestaShop ou WooCommerce são frequentemente utilizadas por profissionais que querem desenvolver o seu e-commerce. Elas podem responder à necessidades específicas: quais perguntas devemos nos fazer para escolher a plataforma mais adaptada ao nosso caso? 



Content Management Systems (CMS)

CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management System), que permite conceber um site e atualizá-lo, limitando o uso de códigos. Podemos distinguir pelo menos dez CMS populares, mas os mais utilizados são baseados no código aberto. Isso quer dizer que o software é gratuito e aperfeiçoado graças às contribuições da comunidade. Alguns CMS são particularmente utilizados no ambiente profissional, como é o caso do Drupal, Wordpress eJoomla

Usar um CMS oferece várias vantagens para a empresa, incluindo a facilidade de uso e de gerenciamento, a gratuidade do software e, por último, uma forte adaptabilidade às necessidades do negócio (aparência, funcionalidade ...). Devemos, no entanto, considerar algumas boas práticas para a atualização e a animação do site e do uso de um especialista para lançar o site on-line. 

Escolher um CMS para um site de e-commerce

Utilizar um CMS para o seu site de e-commerce implica lidar com vários desafios para a empresa, seja servir-se de uma solução com base no projeto da loja on-line, facilitar a gestão da loja e do seu estoque a partir do momento que o site esteja on-line, adaptar o seu site para as atuais restrições em termos de SEO e de leitura móvel, seja responder à necessidade de mudanças ao longo dos anos, mudando a aparência do site, por exemplo, sem alterar a sua estrutura. 
Saiba que, alguns CMS são dedicados particularmente para a gestão de uma loja on-line. É o caso da solução Magento, Drupal, Prestashop, ou das soluções relacionadas com o Wordpress (WooCommerce) ou Joomla (VirtueMart). Cada CMS tem seus pontos fortes e fracos. Para acertar na escolha do seu suporte, seria bom fazer uma reflexão aprofundada sobre as suas reais necessidades, seus objetivos e suas capacidades em termos de desenvolvimento web e de desenvolvimento. 

O que devemos considerar na escolha de um CMS

Assim, é imprescindível que levemos em conta os recursos em termos de design e de animação: mesmo como código aberto, este tipo de projeto requer investimento em equipamentos (hospedagem e servidores, licenças das extensões e do template, comissões sobre os pagamentos de acordo com modelos econômicos escolhidos) e humano (SEO do site, personalização de sua aparência, animação do site e importante trabalho sobre o catálogo e os estoques). É importante pensar no tamanho do catálogo de produtos: certos CMS são mais adaptados para o gerenciamento de catálogos mais extensos e propõem uma gestão diferentes do catálogo. O gerenciamento manual do catálogo pode rapidamente atingir os seus limites quando o catálogo alcança um certo número de referências! Preveja, também, a possível evolução do CMS: é difícil e não recomendado mudar de CMS depois que a loja on-line tenha sido lançada on-line. A possível evolução (catálogo mais extenso, diferentes métodos de gestão do estoque e da entrega, a intervenção de terceiros ...) devem ser levados em conta no design do site. Os CMS geralmente propõem extensões e plug-ins para gerenciar eventuais novos recursos. Finalmente, não se pode esquecer do suporte e da comunidade do CMS: a forte comunidade em torno dos CMS como Drupal, Magento, Prestahop permite uma evolução regular, mas também um suporte e uma documentação em caso de problemas técnicos.

Os principais CMS para e-commerce

Magento

Magento é dedicado aos sites de e-commerce com um vasto catálogo. Ele propõem um espaço para a gestão completa e a gestão flexível do catálogo de produtos. Outros destaques: a oportunidade de desenvolver um site em vários idiomas, otimização do SEO, e acesso a muitas extensões no seu próprio mercado. Ele exige, no entanto, uma hospedagem potente e é considerado como um CMS que consome muita energia em recursos.

PrestaShop

Este é um CMS desenvolvido por franceses e que tem uma comunidade francófona forte. É geralmente considerado mais adequado para lojas de menor escala, e não propõe o gerenciamento de multi-loja, por exemplo. A solução é baseada em uma interface intuitiva que oferece vários recursos nativos (gerenciamento de catálogos, pedidos, pagamentos e expedições, gerenciamento de sites e análise ...). As funcionalidades adicionais estão disponíveis sob forma de extensões pagas.

WooCommerce

WooCommerce não é propriamente um CMS, uma vez que é uma extensão do Wordpress. Ele permite, assim, gerenciar uma loja on-line com base no Wordpress. Esta solução tem várias vantagens, como a facilidade de desenvolvimento e de gestão, funcionalidades completas, uma comunidade ativa no Wordpress e WooCommerce, e um domínio facilitado para os profissionais que já usam o Wordpress. O referenciando da loja também é facilitada pela animação do site. O WooCommerce pode, contudo, ser limitado em termos de gestão do catálogo de produtos: é uma solução a ser reservada para as pequenas e médias lojas.

Imagem © Fotolia.comFonte: http://br.ccm.net/faq/
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