sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Formatar um pen drive ou um disco no OS X 10.11 e versões posteriores

Esta dica vai te mostrar como formatar um pen drive ou um disco externo usando o Utilitário de Disco na versão do OS X 10.11, ou seja, El Capitan. O princípio é o mesmo para formatar um pen drive ou um disco externo. Para entender as diferenças entre os diversos formatos, Mac OS, FAT32, NTFS, ExFAT, etc., veja esta página



Para lembrar

Para que um disco rígido ou pen drive seja usado no Windows, o esquema de particionamento escolhido deverá ser no formato MBR. Para que um Mac com um processador Intel possa usar uma mídia como suporte de arranque, o seu mapa de partição deverá ser o esquema GUID. Para que um Mac com um processador PowerPC (antigos Mac do tipo G3, G4 e G5) possa usar uma mídia como suporte de arranque, o seu mapa de partição deverá ser o de Tabela de partição da Apple. Se você instalou o Paragon NTFS para Mac, para gerir o formato NTFS, saiba que no OS X 10.11, não é mais no Utilitário de Disco que você formatará em NTFS, mas a partir do botão NTFSpresente na janela de Preferências do Sistema

Inicialização do Utilitário de Disco

O aplicativo Utilitário de Disco fica na subpasta Utilitários da pasta Aplicativos. Clique duas vezes no ícone para iniciar este utilitário. Na abertura do Utilitário de Disco vemos uma janela com uma coluna à esquerda que mostra o disco interno assim como todas as mídias conectadas na guia Externo

Exemplo desta dica: 
Meu disco interno Hitachi e sua partição de trabalho, chamado HD iMac no meu caso. Um pen drive na guia Externo da marca Lear e sua partição única atualmente formatada em Mac OS Extended e com capacidade de 16 GB. 

Observação: saiba que não podemos ver a partição de resgate do disco interno. A partição de resgate fica oculta no Utilitário de Disco. 

Para o exemplo, vou repetir a formatação deste pen drive em nível baixo, ou seja, mudar o seu mapa de particionamento em MBR e o formato de sua partição em MS-DOS para, em seguida, alterar este formato em NTFS, se for o caso (se o meu pen drive só fosse destinado a ser usado no Mac, eu escolheria o esquema GUID e o formato Mac OS Extended). 

Seleção do suporte físico

Aqui, seleciono o pen drive em si, e não a sua partição existente.

O botão Apagar

O botão Apagar permitirá substituir a partição existente (ou as partições existentes) por uma nova partição, selecionando o mapa de particionamento assim como o formato da partição, então, é este botão que vou usar. Para começar, no meu exemplo, escolho o esquema MBR: 


Depois, eu escolho, ainda para o exemplo, o formato MS DOS. O formato NTFS será aplicado mais tarde usando o meu Utilitário de Terceiros. E confirmo com o botão Apagar e deixo o trabalho ser feito. Depois disso, obtenho o meu pen drive e a sua partição do tipo MS DOS. Se, a esta altura, eu decidir passar esse pen drive para o formato NTFS, eu abro as Preferências do Sistema, já que no meu exemplo, eu uso o Paragon NTFS para Mac. O procedimento pode ser diferente se usarmos outro utilitário que não seja o Paragon NTFS. O Paragon NTFS vai confirmar que o meu pen drive está no formato MS DOS. Então, eu escolho o sistema de arquivos NT, que é o formato NTFS e, se eu quiser, dou um nome para este volume. Confirmo com o botão Apagar e deixo o trabalho ser feito. Prontinho! 

Desta vez, o pen drive é visto no formato NTFS, no esquema MBR; mas, nesta fase, o Utilitário de Disco só poderá agir no pen drive excluindo a partição existente. Boa formatação!

via CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.