sábado, 16 de janeiro de 2016

Criar uma newsletter

Uma newsletter é um boletim informativo enviado por e-mail aos assinantes, periodicamente. Composta de texto, ilustrações e links para o seu site, seu conteúdo pode ser uma seleção de produtos ou uma notícia sobre a sua empresa. A newsletter é um ótimo meio para fidelizar os clientes. As três boas razões para enviar uma newsletter são informar seus clientes sobre a empresa, manter contato regular com os clientes e aumentar o tráfego no seu site, incentivando os assinantes a visitá-lo 


  • Escolher um serviço de envio
  • Criar o modelo da newsletter
  • Criar o conteúdo da newsletter
    • Objeto da mensagem: curto e vendável
    • Conteúdo: chave do sucesso da newsletter
    • Ilustrações
  • Envio da newsletter e acompanhamento das recepções
    • Para quem enviar
    • Como aumentar o número de inscrições
    • Como evitar que sua newsletter seja considerada como um spam
  • Obrigações legais
  • Veja também: Criar Newsletter

Instruções de uso para criar e enviar uma newsletter: 

Escolher um serviço de envio

Enviar uma newsletter através de um endereço de e-mail tradicional é impossível quando o número de assinantes é importante. Por isso, é aconselhável usar um serviço de envio de correio. Para os primeiros envios, você pode escolher soluções grátis como o IQMailLinksWS ou Envio de mala direta por e-mail. Basta criar uma conta, importar sua lista de contatos, sua newsletter e enviar. Para envios importantes e acesso a mais opções (modelos de newsletters, estatísticas), escolha uma solução paga, como Modelos de NewslettersNewsletters PROConstant Contact,Etarget EmailingEnvio de e-mails em massa e Envio de e-mails

Criar o modelo da newsletter

Para começar, você deve escolher o formato da newsletter. No formato de texto, a newsletter parece com um e-mail tradicional. No formato HTML, as newsletters têm uma aparência mais atraente, com imagens, links, texto formatado (cor, negrito, itálico, etc.), podendo lembrar o grafismo do seu site internet. Certos serviços de envio propõem os template, modelos prontos para o uso. Um template é um modelo de página que pode ser reutilizado em cada newsletter, bastando apenas inserir seu texto e conteúdo. Seu template pode ser somente uma página com o seu logotipo e algumas imagens. Para você mesmo criar um modelo de página mais sofisticado, são precisos softwares. Alguns são gratuitos (NVU, software gratuito do Mozilla) e outros, pagos (Dreamweaver). 

Observação: nunca "Copiar/Colar" seu texto de um documento Word no editor HTML porque você corre o risco de ver aparecer caracteres indesejáveis do tipo Ã©Ã¨Ã¢Â. Copie o texto a partir de um editor de textos, como o bloco de notas. 

Criar o conteúdo da newsletter

Objeto da mensagem: curto e vendável

Evite títulos do tipo, “Newsletter n°5” ou “Newsletter da Empresa Tal”. Escolha um título que resuma o conteúdo da sua newsletter e que leve o leitor a querer lê-la. Por exemplo, “10 dicas para aumentar sua produtividade”, “Ganhe 100 Euros”, ”Concurso gratuito”, “Custo de inscrição oferto”, etc

Conteúdo: chave do sucesso da newsletter

O interesse por uma newsletter é, em geral, bem limitado, já que o número de e-mails informativos e publicitários recebidos diariamente pelos usuários, é bem significativo. 

Conselhos: 
Estruture a newsletter com títulos e subtítulos informativos. Prefira textos curtos para uma leitura rápida e agradável e enriqueça seus artigos com links que enviarão o usuário para o seu site, caso ele precise de mais informações. 

Ideias de temas: 
Informações sobre seus produtos e sua empresa, 
Notícias, 
Promoções, 
Conselhos e dicas sobre sua área. 

Ilustrações

Alguns serviços de envio propõem hospedar suas imagens. Se não for o seu caso e, para que uma imagem apareça na newsletter recebida pelo destinatário, ela deve estar presente no seu site web ou em outro site. Para inserir uma imagem na sua newsletter, você deve indicar o endereço do URL desta imagem. Por exemplo, para inserir o logotipo do CCM, que aparece na parte superior da página do site, em sua newsletter, clique com o lado direito do mouse no logotipo e copie o endereço do mesmo. www.ccm.net/img/logo.png e cole-o em seu editor HTML. Não adicione imagens demais para que a sua newsletter não seja jogada no lixo imediatamente, devido à demora do download. Proponha também aos usuários, a recepção de sua newsletter no formato de texto. 

Envio da newsletter e acompanhamento das recepções

Para quem enviar

Aos clientes, compradores e sócios. Em seu site internet, adicione a rubrica Inscrever-se na Newsletter (ou Boletim Informativo), onde os usuários poderão deixar seus endereços de e-mail. 

Como aumentar o número de inscrições

Para incentivar a inscrição de novos usuários, adicione, no final do boletim, o link Enviar a um amigo. Lembre sempre a existência de seu Boletim Informativo em seus e-mails, suas notas fiscais e colocando antigos exemplares online no seu site. 

Como evitar que sua newsletter seja considerada como um spam

Não envie sua newsletter a destinatários sem que eles estejam de acordo e evite mandar mensagens longas a partir do seu endereço de e-mail. Quanto ao seu conteúdo, evite palavras usadas pelos spammers (maiúsculas, pontos de exclamação) e faça-a em HTML, o mais simples possível (sem scripts, poucas folhas CSS). 
Veja neste artigo o que diz a lei brasileira sobre o spam 

Obrigações legais

Permitir que o usuário cancele sua inscrição 

Você é obrigado a adicionar um link no seu boletim informativo, geralmente na parte inferior da página, que permita que o usuário cancele sua inscrição. Você também pode mandar um e-mail de boas vindas aos novos assinantes, para confirmar sua inscrição e explicar o processo de cancelamento.

Fonte: CCM
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