domingo, 13 de dezembro de 2015

Recrutar eficazmente na Internet


Você está prevendo um plano de recrutamento através da Internet? Na verdade, a decisão de escolher a Internet para encontrar novos funcionários se impõe aos empresários: economizar tempo, ampliar o número de contatos, atrair novos candidatos. Para recrutar, a oferta de trabalho é o vetor mais usado. Na Internet, é possível criá-la e divulgá-la, de várias maneiras. 

  • Redigir suas ofertas de trabalho corretamente
  • Recrutar através do site da empresa
  • Utilizar os sites de emprego
  • Novos modos de recrutamento
    • Os mais eficazes: as redes sociais
    • Blogs
  • Veja também: Empresas que recrutam candidatos pela internet

Redigir suas ofertas de trabalho corretamente

Não é a mesma coisa escrever um anúncio de emprego na Internet e em uma publicação impressa. 

Utilizar links: redirecionar, sem hesitação, para a apresentação da sua empresa, no seu site. De qualquer maneira, os candidatos o visitarão, com certeza. Isso significa que você deve cuidar da apresentação da empresa no site, com informações necessárias. setor de atividade, título do cargo, tipo de contrato e duração, se for o caso, descrição das atividades, lugar e horário de trabalho, data da publicação da oferta e possível, o salário (expresso como o bruto anual) 

Recrutar através do site da empresa

Esta é uma das maneiras mais simples para divulgar a sua intenção de recruttar. O B A BA: abrir uma seção especial "recrutamento" para: divulgar suas ofertas de trabalho, propor um formulário de contato adaptado a candidatos que pretendem se candidatar, indicar um endereço de e-mail para que os candidatos possam enviar seus currículos e suas cartas de apresentação e se tem vários cargos disponíveis? 
Então, organize a sua seção "emprego" por tema (produção e/ou investigação e desenvolvimento e /ou administrativo...). Você pode se inspirar nas categorias dos grandes sites de emprego. 
Se você tiver poucos anúncios para publicar, é melhor escolher um acesso direto às ofertas. 

Numa escala maior, algumas empresas desenvolvem sites inteiramente dedicados à gestão de recursos humanos e recrutamento. Esta escolha é determinada segundo suas necessidades: Que nome dar ao seu espaço de recrutamento? "Ofertas de trabalho", "Recrutamento", "Nós estamos contratando", "Junte-se a nós" são os nomes mais encontrados. Tudo depende do tom que você quer dar ao seu site, o "Junte-se a nós", é o mais simpático. 

Utilizar os sites de emprego

Ao contrário das grandes empresas, os sites das Pequenas e Médias Empresas podem sofrer de pouca consulta dos candidatos potenciais. Portanto, não se limite a publicação das ofertas somente no seu site, para não ficar sem candidaturas. A solução: os sites especializados na comunicação entre recrutadores e candidatos. Neles,você poderá desfrutar de ferramentas poderosas de recrutamento e maior visibilidade. 
Duas possibilidades: 


A publicação dos anúncios: metodologicamente, publicar um anúncio em um site é como publicar um anúncio em um jornal. O preço é calculado com base no número de anúncios, do tempo de publicação e do uso, ou não, da valorização do seu anúncio (aparecimento nos newsletters, entrevistas, espaço publicitário...) 

A consulta do CV: os sites de emprego tem enormes bancos de dados de currículos, atualizados regularmente. Às vezes, uma simples assinatura de consulta destes bancos de dados pode ser mais do que suficiente para uma operação de recrutamento. Atualmente, a maioria destes sites propõe candidaturas com tecnologia push, ou seja, elas são enviadas diretamente para a sua caixa de entrada. Obviamente, você pode combinar a publicação de anúncios e o acesso aos bancos de dados de CV. 

Sites Gerais ou especializados (por setor, para executivos, por região...): cada um tem suas vantagens e desvantagens. Os sites gerais oferecem melhor visibilidade e dispõem de grandes bancos de dados. Os sites especializados oferecem melhor acesso aos perfis adaptados e melhor conhecimentos das necessidades específicas do seu setor. 

Resumindo: 

Nos sites gerais, você terá mais candidatos, mas corre o risco de perder tempo classificando os perfis distantes de suas necessidades. 

Nos sites especializados, você estreita o campo de busca. Assim, o número de candidaturas é menor, mas respondem melhor às suas expectativas. 

Sites de recrutamento em geral: Empregocerto.uolMonster,http://www.manager.com.br/Manager 

E para os executivos: Michaelpagehttp://www.roberthalf.com.br/RoberthafEpreho Trovi eEmprego para Executivos

Para encontrar sites de emprego, especializados no seu setor de atividade, digite o nome do seu setor + recrutamento no seu motor de busca. 

Novos modos de recrutamento

O setor de e-recrutamento está em constante evolução. Mesmo se a simples difusão de ofertas de emprego ainda é predominante, outros modos de recrutamento interativos estão surgindo.

Os mais eficazes: as redes sociais

São espaços on-line que promovem o encontro virtual entre as pessoas. Nós entramos em relação com outras pessoas que têm interesses semelhantes, a mesma atividade ou que desejam apenas "fazer amigos". Rapidamente, essas redes foram utilizadas para as pessoas serem notadas, encontrarem partners comerciais ou serem contratadas. 
Podemos citar redes profissionais como o Viadeo6nergies.net. Um modo mais geral, os espaços como o Facebook [www.facebook.com Facebook] ou o [www.myspace.com MySpace] (para empregos especializados na cultura, em particular) também são sites de recrutamento. 

Blogs

Na mesma linha das redes sociais, os blogs são sites pessoais que os internautas adoram. Para aumentar suas chances de serem notados, vários candidatos usam seus blogs para recrutar. E funciona! Aliás, a técnica de "reputação" também está evoluindo. Se os candidatos utilizam os motores de busca para encontrar informações sobre você ou sua empresa, você também pode "pré-selecionar" seus candidatos, usando as mesmas ferramentas. Consultar os motores de busca é um método eficaz para saber mais sobre um candidato, já que as pessoas deixam muitos "rastros" na Internet.

via ccm
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