domingo, 13 de dezembro de 2015

Onde e como divulgar seu recrutamento online

O recrutamento online aumentou consideravelmente com o aparecimento de novas mídias que, por sua vez, provocaram novos hábitos. Os sites de anúncios, os sites especializados, as redes sociais profissionais, os blogs corporativos e até os aplicativos móveis podem ser muito interessantes para os recrutadores. Como essas mídias podem ajudar a empresa em seu processo de recrutamento? O que devemos saber para escolher os meios mais adequados à sua empresa e às suas necessidades? 


  • Recrutamento online: setor a ser considerado
  • Desafios para a empresa
  • Em que mídias publicar seus anúncios
    • Plataformas especializadas
    • Redes Sociais Profissionais
  • Os aplicativos de Recrutamento
    • Site da Empresa
    • Blog dedicado ao recrutamento
  • Saiba mais

Recrutamento online: setor a ser considerado

Os websites de ofertas de trabalho são um viveiro importante para as empresas. De acordo com uma pesquisa feita em fevereiro de 2015, 87% dos recrutadores usam estes suportes para recrutamento. Mas, estes não são os únicos meios de comunicação online utilizados para recrutamento. As redes sociais profissionais como o LinkedIn, o Viadeo ou as grandes redes sociais públicas, também interessam os recrutadores, sendo que 53% dos recrutadores as utilizam. Outra referência digital é o site da empresa, onde 41% dos recrutadores pensam em usá-lo como suporte para um anúncio. 

Segundo a empresa de sondagem RegionsJob, "durante o período de contratação ou de retomada de recrutamento, as empresas utilizam todos os canais à sua disposição". Os métodos tradicionais de recrutamento (anúncios na imprensa, agências de recrutamento, etc) saíram de moda, passando de 23%, em 2010, para 12%, em 2015. 

Desafios para a empresa

Recrutar um novo funcionário custa caro para a empresa e selecionar o perfil certo limita os riscos. O recrutamento pode ser ajustado desde o primeiro anúncio, o negócio é interessar imediatamente os candidatos potenciais e acertar a alvo, na busca do perfil ideal. Voltar-se para vários suportes, a fim de fazer um recrutamento que apresente varias vantagens, como melhorar a interatividade entre a empresa e os candidatos, facilitar o contato e a proximidade, adaptar os anúncios ao público e escolher as plataformas em função dos perfis desejados. Cuidado para não multiplicar desnecessariamente os suportes de comunicação, pois isso pode levar a um fluxo excessivo de candidatos. 

Em que mídias publicar seus anúncios

Plataformas especializadas

A publicação de um anúncio é paga de acordo com as plataformas selecionadas. A maioria dos sites de emprego também permite consultar as candidaturas já registradas, ou receber novas candidaturas que correspondam às necessidades da empresa.

Redes Sociais Profissionais

No LinkedIn: com milhões de adeptos em todo o mundo, a rede social profissional LinkedIn estabeleceu-se como referência no relacionamento entre os profissionais. A rede facilita o recrutamento com contatos, visualização de carreira, publicação de anúncios, etc. Saiba mais sobre o LinkedIn
No Viadeo: não tão importante quanto o LinkedIn, são 720 mil recrutadores e profissionais de língua portuguesa. Desta forma, isso a torna uma plataforma para recrutamento tão importante quanto o LinkdeIn. Com o Cara a Cara, a rede social facilita o relacionamento entre candidatos e recrutadores e compartilha anúncios. 
Nas redes sociais especializadas: para saber mais sobre estas redes sociais, leia Recrutamento, busca de emprego: as redes sociais especializadas. Elas fazem parte da estratégia de recrutamento pelas mídias. 

Os aplicativos de Recrutamento

O recrutamento também pode ser feito através dos dispositivos móveis e, principalmente, dos aplicativos dedicados. Este é o caso do Jobr e do Kudoz, que se baseiam em informações colhidas pelo LinkedIn para apresentar anúncios no princípio do matchmaking (relacionamento de duas pessoas por afinidade). 
Jobr para iPhone e Android 
Kudoz para Android e iPhone 

Site da Empresa

Este é o suporte de referência, porque é onde o candidato terá a primeira impressão da empresa. Um anúncio publicado no site da empresa também pode ser enviado para as redes sociais profissionais ou públicas da empresa. O anúncio pode ser postado em uma seção especial, tipo "Vida empresarial" ou "Recrutamento", ou em destaque na primeira inicial do site. 
Observação: mesmo fora do período de contratação, este tipo de tópico, usando um formulário de contato, ajuda o recrutador a constituir uma lista de candidatos. Isso representa uma economia de tempo, a posteriori. 

Blog dedicado ao recrutamento

Um blog dedicado exclusivamente às oportunidades de recrutamento e de carreira é uma solução que já existe nas grandes empresas. O blog permite que os recrutadores centralizem as informações em um único lugar. Os outros suportes podem servir como alternativa. Esta solução pode facilitar a gestão das candidaturas recebidas, mas requer um investimento adicional em termos de recursos técnicos e humanos. O blog deve ser constantemente atualizado e dinâmico para manter-se atraente e credível aos olhos dos candidatos.

Saiba mais

Recrutar eficazmente na internet 
Cooptar ou recomentar seus contatos profissionais na internet 
Redes sociais especializadas em recrutamento e procura de emprego: 

Foto: ©Fotolia.comvia ccm
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