quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Sunu, a pulseira conectada para cegos

Sunu, a pulseira conectada para cegos
Pesquisadores mexicanos inventaram uma pulseira conectada projetada para deficientes visuais.

É um fato, a Internet dos objetos é um dos mercados com maior potencial nos próximos anos. É por isso que os objetos conectados invadem cada vez mais o nosso cotidiano e atendem necessidades específicas, como a Sunu, uma pulseira conectada projetada para cegos. Inventada por cientistas mexicanos do Instituto de Tecnologia de Monterrey, a Sunu incorpora um sistema de sonar revolucionário, que ajuda as pessoas deficientes a se locomoverem. A pulseira detecta os obstáculos e alerta o seu portador através de uma vibração, que lhe permite obter mais informações sobre o que está ao seu redor.

A pulseira conectada Sunu inclui um sistema de ecolocalização, uma tecnologia semelhante à técnica usada por golfinhos e morcegos para se orientar. Ela se baseia no envio de ondas de alta frequência que saltam, quando elas se deparam com um obstáculo. A Sunu é mais eficaz do que uma bengala, já que pode detectar obstáculos que ficam a uma certa distância, permitindo que a pessoa antecipe seus movimentos em função dos sinais que recebe.

A Sunu ainda está longe da fase de comercialização. Os criadores da pulseira, na esperança de reunir 50 mil dólares, indispensáveis para conduzir o projeto através da plataforma Indiegogo, só recolheram 6.400 dólares até agora. Os desenvolvedores já prometeram que, para cada contribuição superior a 175 dólares, um exemplar será entregue a uma associação ou escola que ofereça suporte a deficientes visuais.

Foto: © Indiegogo - Sunu.via ccm
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.