
- Compreender melhor o Livro Branco e o Manual pago
- Suporte para conteúdos especializados
- Diferença entre o Livro Branco e o Guia pago
- Áreas de conhecimento envolvidas
- Desafios para propor o conteúdo de um especialista em seu site
- O Livro Branco para atrair novos clientes
- Rentabilizar a sua experiência com um Manual pago
- Boas práticas para a redação e a promoção
- Saiba mais
Compreender melhor o Livro Branco e o Manual pago
Suporte para conteúdos especializados
Antes utilizados em política para explorar ou desenvolver uma ideia, os White Papers (Livros brancos) e os manuais pagos são ferramentas utilizadas para a comunicação e o marketing. Neste caso, eles são os mais propostos online, para baixar em um lugar do mercado ou, mais diretamente, no site da empresa ou do especialista. Eles podem ser gravados por um ou vários autores. Eles abordam um tema da maneira mais completa possível e, muitas vezes, são enriquecidos com exemplos e casos de clientes. Sua integridade e exatidão colocam os autores como especialistas da temática abordada. Eles podem cobrir um setor já conhecidoabordando novas perspectivas, ou explorando um tema novo ou uma nova tecnologia. Eles permitem que os iniciantes entendam melhor um assunto ou oferecem conhecimentos mais aprofundados para os especialistas.Diferença entre o Livro Branco e o Guia pago
O livro branco é proposto gratuitamente para download, enquanto que o Manual pago, como o próprio nome diz, requer uma contrapartida financeira. Outros pontos que podem diferenciar os dois conteúdos é que o Livro Banco pode ser redigido em um estilo menos didático, mais literário. Em geral, ele limitado a 20 ou 30 páginas, enquanto que o Manual pago será apresentado em uma forma mais didática e bem maior. Devemos lembrar também que o Livro Branco é uma ferramenta para a empresa destacar seus conhecimentos, seus serviços ou produtos<bold>, a fim de atrair novos clientes. O Manual pago, ao contrário, é <bold>um produto em si, sendo que o objetivo principal do editor é vendê-lo.Áreas de conhecimento envolvidas
No campo de marketing e comunicação, a maioria dos Livros Brancos é dedicada ao público profissional. De um modo geral, esta é uma maneira de a empresa ou o especialista esclarecer uma oferta, uma tecnologia ou um serviço inovador e, apresentar os aspectos que podem ser interessantes para outros profissionais. Os estudos de casos e os exemplos são utilizados para apoiar a demonstração. Os softwares inovadores, as telecomunicações, as soluções de alta tecnologia, os computadores, as redes sociais, o desenvolvimento de Websites são outros tantos setores onde os Livros Brancos são regularmente propostos.Desafios para propor o conteúdo de um especialista em seu site
Desafios em termos de reputação e audiência, ou seja, aumentar o tráfego para o seu blog ou site, dar maior visibilidade à marca ou ao especialista e firmar a reputação do autor como um perito na área. E as implicações em termos de aquisição de novos clientes ou de vendas, isto é, adquirir novos contatos qualificados e vender um produto final no caso do Manual pago.O Livro Branco para atrair novos clientes
Colocar um conteúdo online, para download, pode atrair um novo público para o site da empresa ou blog profissional. Isto daria uma melhor visibilidade para a empresa ou para o especialista. Um dos objetivos do Livro Branco para a empresa é o de adquirir um arquivo de possíveis clientes qualificados. Isso seria feito através de um formulário de contato para acessar o download. Para a empresa, é a garantia de poder, mais tarde, contatar leitores interessados pelo serviço, produto ou tecnologia, em um contexto onde a perícia já seria reconhecida.Rentabilizar a sua experiência com um Manual pago
Para um blog profissional, um site especializado com um grande público ou presente em um nicho específico, a publicação de um Manual pago permite rentabilizar conhecimentos ou uma experiência. Assim, o Manual pago pode ser proposto para download em uma site, um lugar do mercado ou afiliando-se a outros sites.Boas práticas para a redação e a promoção
Cuidar da apresentação do Livro Branco ou do Mapa pago: layout, capa, etc. Isso pode exigir a intervenção de um designer gráfico,Estruturar corretamente o conteúdo para evitar a perda do leitor durante o percurso,
Adaptar a redação ao público-alvo: especialistas ou iniciantes, profissionais da mesma área ou possíveis clientes,
Suporte de um redator profissional, se for necessário, para adaptar o discurso do especialista ao formato desejado,
Promoção do Livro Branco ou do Manual pago também é uma etapa importante: escutar os clientes no site da empresa ou no blog profissional, escutar os profissionais reconhecidos nas áreas complementares, nas redes sociais e nas plataformas especializadas.
Saiba mais
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Imagem: © Fotolia.comvia CCM
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