
- Definir uma estratégia de "mídia social"
- Características das principais redes sociais
- Google Plus
- As redes sociais voltadas para a imagem
- As redes sociais profissionais
- Viadeo
Definir uma estratégia de "mídia social"
Desenvolver a presença da sua empresa e/ou marca nas redes sociais e selecionar os canais apropriados. Para isso, é preciso definir objetivos de comunicação e marketing específicos: desenvolver sua marca (e-business), abrir um canal de relacionamento com os clientes, gerar o tráfego para o seu site, etc. Identificar os meios à sua disposição: financeiro (para a implementação de campanhas pagas) e de tempo (de posição e/ou tempo disponível por dia). Na realidade, a gestão das redes sociais requer tempo gasto no acompanhamento, na moderação e até na análise estatística do conteúdo compartilhado (indicadores chave de desempenho). Definir o seu público, seu alvo, ou seja, idade, sexo, região geográfica, categoria socioprofissional, os usuários móveis, etc. Entender a cultura "própria" de cada rede social, uma abordagem única não é adequada para todas as redes sociais. Algumas requerem mais capacidade de resposta do que outras. Estes critérios orientam a escolha das redes sociais adequadas as suas necessidades de comunicação e restrições operacionais. Em uma abordagem mais qualitativa, para estar presente nos canais certos, é fundamental identificar as diferenças entre as principais redes sociais.Características das principais redes sociais
Vantagens:
A rede social é ideal para o compartilhamento de conteúdos relacionados com o universo da marca (brand content) e seus produtos, além de ser um abertura às empresas de diversos setores, contanto que o ramo de atividade da empresa seja suficientemente atraente. Não é necessariamente relevante estar presente no Facebook se vendemos um produto e/ou solução dirigido para profissionais. Não podemos esquecer que o Facebook é uma grande comunidade de usuários (> um bilhão). Existem várias ferramentas de animação (publicações de programação, eventos de criação, etc) e de publicidade pagas (alargar o âmbito das publicações específicas) e de direcionamento. Outra grande vantagem é o compartilhamento de diferentes mídias, tais como imagens, vídeo e texto. E, para completar, é bastante consultado no celular.
Desvantagens
O alcance orgânico das publicações (audiência atingida gratuitamente ou "reach") está em declínio há vários anos. Em média, apenas 5 % dos assinantes de uma Página veem aparecer uma publicação compartilhada no seu feed de notícias. Além disso, as contribuições dos usuários também tendem a diminuir (a baixa da atividade é estimada em 6%, de acordo com um estudo de Índice Global Web de abril de 2014, (aqui) .
Para aprofundar seus conhecimentos à respeito, leia as dicas abaixo listadas:
Adicionar aplicativos e gerenciar abas na Página do Facebook
Facebook, utilizar os aplicativos para os seus negócios
Vantagens:
Simples de usar, contanto que aprenda a sua "gramática" (RT, hashtag , etc.). Comunicações instantâneas e espontâneas com os assinantes. Capacidade de identificar e responder às questões dos clientes rapidamente.
Desvantagens:
Animação diária imposta (duas a três vezes por dia) para um impacto significativo. Requer monitoramento constante ou frequente. Maior representação de empresas inovadoras, de entretenimento e do setor de alta tecnologia.
Google Plus
O Google Plus usa recursos do Facebook e do Twitter e oferece várias ferramentas para que as empresas se comuniquem: Página da empresa, criação de "comunidades temáticas", ferramenta de videoconferência (Hangouts e On Air para divulgar vídeos públicos ao vivo através de um canal do YouTube). O seu uso é muito importante para as empresas locais, editores de blogs, sites ou empresas que produzam conteúdos através de seus próprios autores. Na verdade, o sistema"Google Authorship" associado a ele, pode identificar os autores de artigos em resultados da pesquisa do Google, valorizando o conteúdo que eles escrevem.Vantagens:
Uma página do Google Plus está conectada ao Google Search e Google Maps, então, criar uma página é suficiente para melhorar a visibilidade do seu negócio em serviços do Google. Para as empresas locais (lojas), devido à capacidade de responder a comentários e opiniões deixadas pelos clientes, de grande visibilidade no Google, o que permite um maior controle de sua reputação online. O diálogo com outras páginas e com usuários do Google Plus é facilitado, graças a um funcionamento entre o Twitter e o Facebook. Existem comunidades temáticas muito ativas em determinadas áreas (ex: fotografia e gastronomia). Possibilidade de segmentar sua audiência para endereçar mensagens dirigidas (uso de círculos). A Página Google Plus pode ser considerada como um verdadeiro blog, na medida em que os textos publicados são muito bem referenciados. Para completar, ele é mais aberto ao B2B do que o Facebook (mais grande público).
Desvantagens:
Requer tempo e estratégia dedicada (e diferenciada do Facebook) para um impacto significativo a médio e longo prazo na rede.
As redes sociais voltadas para a imagem
Vantagens:
Trata-se de uma rede social apreciada pelos jovens de 18 a 35 anos, que a utilizam em seu smartphone, e o número de usuários não para de aumentar. Os feeds de imagens da conta da empresa podem ser integrados em um website ou em uma página do Facebook. Também é possível agregar as imagens propostas pelos usuários da rede social, incentivando-os a publicá-las com uma hashtag definido. As fotos postadas podem ser compartilhadas por seu autor no Facebook, Twitter ou Foursquare. As hashtags facilitam a busca dos usuários graças às palavras-chave. As páginas de "perfil" podem ser visualizadas na Internet, mesmo offline. O aplicativo destaca os conteúdos aclamados.
Desvantagens:
O post das imagens é feito, obrigatoriamente, pelo celular. A interação com as imagens é muito limitada para os usuários sem dispositivos móveis. É preciso selecionar um conteúdo interessante em termos de imagens. O compartilhamento de links (ex: um website) só fica ativo quando você posta uma imagem.
Para saber mais, leia como Usar o Instagram na sua empresa.
Vantagens:
O Pinterest propõe contas "Pinterest for Business", dedicadas às empresas. Estas contas também oferecem botões adicionais para facilitar a ligação entre o site da empresa e a conta do Pinterest. Os usuários do Pinterest não precisam ser cadastrados à conta da empresa para ver as imagens exibidas. Os conteúdos são variados e não apenas limitados, e gráficos e tabelas também podem ser compartilhados. As imagens oferecidas em outras tabelas de usuários também podem ser fixados nas tabelas da conta da empresa.
Desvantagens:
As imagens propostas no Pinterest não são necessariamente livres de copyright e não podem ser usadas em outra situação (ex: ilustrar o site da empresa). As imagens originais publicadas pela empresa também podem ser usadas por outros usuários, para fins pessoais. Um acompanhamento regular é necessário para compartilhar conteúdos interessantes para os assinantes.
Saiba mais sobre como Descobrir e utilizar Pinterest em seus negócios.
As redes sociais profissionais
Melhorar o SEO da marca ocupando um espaço adicional nos resultados da pesquisa,
Promover os serviços, produtos e know-how da empresa junto aos profissionais,
Facilitar a relação com futuros clientes ou candidatos,
Destacar uma experiência especial sobre um tópico.
Vantagens:
A rede social é propícia para a troca de informações "corporate" sobre a empresa. Os profissionais da empresa podem se impor como especialistas em um campo particular em um grupo de discussão, por exemplo. Esta é uma vantagem a mais em termos de SEO para os suportes da marca. As campanhas publicitárias podem ser direcionadas para o público alvo. O LinkedIn ajuda a fortalecer o relacionamento com clientes, futuros e atuais, ou candidatos.
Desvantagens:
Para um impacto significativo, a página da empresa deve ser animada regularmente. Este é um suporte pouco adaptado ao grande público, recomendado para empresas que desejam reforçar a sua presença no B2B.
Viadeo
O https://secure.viadeo.com/pt/signin Viadeo é a primeira rede social profissional francesa. Desde julho de 2012, ele se propõe, assim como o seu concorrente LinkedIn, a criar páginas de empresas gratuitas. Da mesma forma que o LinkedIn, a empresa pode expor o seu know-how, suas referências, seus produtos ou serviços em um espaço próprio. Este é um suporte dedicado, principalmente, às relações B2B. A estratégia é semelhante à adoptada para a criação de uma página do LinkedIn. Isso permite que a marca ocupe um espaço adicional no resultado de buscas e transmita as notícias relacionadas com a empresa ou com o setor de atividade.Vantagens:
Impacto positivo sobre o SEO para a empresa. Vitrine adicional para a estratégia digital da marca. E, acesso aos espaços de discussão onde os profissionais podem se impor como especialistas.
Desvantagens:
Um impacto menor do que o LinkedIn com a comunidade profissional. A animação de uma página corporativa requer ações regulares.
via CCM
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.