segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Fibra óptica: Cuidado com os olhos

Todo dia mais nos deparamos com a fibra óptica na nossa rotina. Ela representa um enorme progresso e pode ser comparada com o acesso à Internet, se o seu desenvolvimento for até as zonas menos densas. Os dispositivos de conexão são indicados com o logotipo abaixo, à direita. 


  • Atenção Laser
  • Proteção

Atenção Laser

Este tipo de logotipo indica a presença de raios laser. Saiba que os raios laser transportados pelas fibras, apesar de terem baixa potência (uns mil watts) podem ser nocivos à retina do olho se fixados diretamente. E, apesar dos raios transportados serem invisíveis a olho nu, o comprimento da onda do sinal (1300/1500 nm) encontra-se no espectro visível, dos infravermelhos. Assim sendo, é completamente inútil tentar controlar a sua presença desta maneira. 

Então, evite olhar diretamente para a ponta da fibra ou para a tomada da caixa, onde ela se conecta: 


Sempre olhe de lado quando a outra extremidade estiver conectada: 


Proteção

Nas tomadas e cabos, encontram-se terminais (capinhas) de proteção, que servem para proteger da sujeira e da poeira, assim como proteger os olhos de raios acidentais. Convém sempre deixá-los guardados e fechados com suas tampinhas enquanto não estiverem conectados: 


O perigo só afeta a retina do olho por causa da focalização do mesmo. Não existe nenhum risco de queimadura de pele com esses equipamentos.
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.