terça-feira, 13 de outubro de 2015

ESET alerta para golpe no WhatsApp que usa falsa mensagem de uma rede de fast food para roubar informações de brasileiros

A mensagem, supostamente do McDonald´s, oferece um cupom de desconto de R$ 500,00 em troca de uma resposta a quatro questões e o envio da mensagem para dez contatos do WhatsApp
Outubro de 2015 – Os pesquisadores do Laboratório da ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação – identificaram um novo golpe no Brasil que utiliza o WhatsApp. Na ação, os cibercriminosos usam uma falsa mensagem do McDonalds para roubar informações dos usuários.
A ação dos cibercrimosos consiste em enviar uma mensagem pelo WhastApp convidando a vítima  a participar de uma pesquisa e ganhar um cupom de desconto falso no valor de R$ 500,00. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site http: //***iflrr.com/mcdonalds- para responder quatro questões. Ao final, uma mensagem solicita que a pessoa forneça seu endereço de e-mail e compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp para receber o bônus. Dessa forma, os cibercriminosos passam a ter acesso às informações das vítimas para aplicar golpes.

Um diferencial deste golpe é o uso da ferramenta de geolocalização, que permite aos cibercriminosos usarem o endereço IP do dispositivo móvel para identificar a localização do usuário. Dessa forma, a vítima é ludibriada a acreditar que realmente ganhará o desconto em uma loja próxima de onde se encontra.

As dicas da ESET para evitar esse tipo de golpe no WhatsApp são:
-Não forneça informações pessoais se a fonte não é confiável
-Não instale aplicativos não oficiais
-Não compartilhe contatos e mensagens que pareçam suspeitas
-Use uma solução de segurança que bloqueie malware e sites fraudulentos
-Bloqueie fotos da galeria para que não apareçam no WhatsApp
-Oculte a notificação “última visualização”
-Restrinja o acesso à imagem de perfil
-Caso perca o smartphone, não esqueça de desabilitar o WhatsApp
-Tenha cuidado com a informação que é transmitida por meio da plataforma
Golpes com marcas famosas
Golpes no WhatsApp que utilizam marcas famosas como Zara, Starbucks e McDonalds têm se tornado cada vez mais frequentes. A partir de engenharia social, os cibercrimonosos conseguem dissuadir os usuários e conquistar sua confiança para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações e ainda usar a vítima na disseminação de um golpe.
“Os cibercriminosos se aproveitam da relação de confiança que algumas marcas famosas possuem para enganar os usuários e roubar informações. Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “ A forma como esses golpes são aplicados está cada vez mais aperfeiçoada, permitindo que os cibercriminosos façam o maior número de vítimas. Por isso, as pessoas precisam ficar muito atentas a esse tipo de ameaça e desconfiarem de qualquer promoção fora dos padrões”, completa.  
De acordo com os especialistas da ESET, os servidores envolvidos na investigação desse tipo de golpe estão hospedados na República da Moldávia e em DNS - Domain Name System. Há ainda evidências de que outras marcas populares estejam sendo usadas para disseminar as falsas mensagens.
Via ESET
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.