quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aumentar a produtividade na empresa com a multi-tela

Com a proliferação dos canais de informação (e-mail, softwares de trabalho, redes sociais, ferramentas de monitoramento, etc), um profissional pode gastar muito tempo navegando de uma janela para outra. Porém, é possível economizar tempo e otimizar sua produtividade usando duas telas em um único PC. Este é chamado de trabalho multi-tela. Quais são as vantagens da multi-tela no dia-a-dia de um profissional? 


  • Multi-tela e desempenho
  • Os benefícios da multi-tela para o profissional
  • Requisitos da multi-tela
    • Como conectar uma segunda tela?
    • Como configurar a segunda tela?
  • Saiba mais

Multi-tela e desempenho

A vantagem da multi-tela para profissionais é a possibilidade de exibir várias tarefas ao mesmo tempo. Este tipo de exibição já se generalizou nas profissões ligadas ao trabalho com a imagem (artistas gráficos, cinegrafistas, fotógrafos, etc) ou trabalhos relacionados com o web design. A multi-tela também pode interessar outros profissionais, especialmente considerando que as cartas gráficas de dois conectores e a fina espessura tornam a instalação de uma segunda tela mais acessível tecnicamente. A multi-tela também é uma solução para os profissionais que utilizam, regularmente, um laptop durante os seus deslocamentos profissionais. Nos diferentes locais da empresa, ele poderá conectar-se a uma tela secundária para ter maior conforto visual, sem perder as tarefas em andamento, ou seus hábitos nos suportes móveis.

Os benefícios da multi-tela para o profissional

Gerenciar várias tarefas ao mesmo tempo: passar de uma janela para outra, sem precisar reduzi-la ou ampliá-la. Uma placa gráfica mais potente pode ser necessária para iniciar vários programas simultaneamente, como por exemplo, um software de edição de vídeo que trabalhe com um software de edição de imagem. 
Comparar ou copiar documentos: exibir documentos para compará-los mais rapidamente sem precisar mudar de janela. Se as tarefas a serem executadas exigirem muitas manipulações deCopiar/Colar, a economia de tempo será ainda maior. O modo estendido pode, por exemplo, permitir que o profissional mova o documento original para o segundo monitor, e usá-lo como base visual para um outro documento no qual esteja trabalhando. 
Ficar de olho em um serviço de monitoramento ou uma mensagem: exibir uma mensagem ou um serviço de monitoramento e alerta (Tweetdeck, Netvibes, etc). Uma mensagem urgente ou um alerta podem ser exibidos imediatamente, sem passar por verificações regulares que interrompem uma tarefa em andamento. 
Conciliar duas tarefas: uma segunda tela também pode ser usada como suporte para uma tarefa em segundo plano, que não requer uma atenção especial. Porém, isto pode causar distrações. 

Requisitos da multi-tela

Em primeiro lugar, é preciso verificar os conectores das telas e dos PCs (conectores VGA e DVI, porta HDMI), o tamanho e a definição dos monitores, para melhor adaptar as características técnicas das tuas telas utilizadas. Saiba que, duas telas com características semelhantes (tamanho, qualidade de imagem e tecnologia de exibição) apresentarão melhores condições de conforto visual para o usuário. 

Como conectar uma segunda tela?

Nem todos os PCs podem conectar uma segunda tela. A placa de vídeo deve ter duas entradas para VGA, ou uma entrada para VGA e uma entrada para DVI. Neste último caso, pode ser preciso adicionar um adaptador VGA/DVI ao cabo da segunda tela. 

Observação: muitos computadores também propõem uma porta HDMI para conectar uma tela de PC HD. 

Como configurar a segunda tela?

Depois que todas as conexões forem efetuadas, pode ser necessário reiniciar o computador para que a segunda tela seja reconhecida. Na tela principal, acesse as configurações de exibição. Vários monitores podem ser propostos e cada um pode responder a uma demanda particular em termos de tarefas: 
dual view, que oferece dois monitores independentes com aplicativos diferentes; 
O modo estendido, que estica a exibição da área de trabalho para as duas telas; 
O modo clone, que exibe as mesmas imagens em ambas as telas. 

O modo estendido é o mais escolhido para o trabalho em multi-tela, pois ele permite passar facilmente de uma janela para outra, alternando-as de acordo com a organização desejada. 

via CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.