sábado, 26 de setembro de 2015

Windows recebe atualização que impede a execução de jogos mais antigos

Windows 10
A Microsoft disponibilizou uma atualização do Windows que desativa o SafeDisc em computadores com Windows 7, 8 e Vista. O SafeDisc é basicamente um DRM que protege o software em disco, como os CDs de jogos. A atualização disponibilizada pela Microsoft basicamente desativa o DRM, impedindo que jogos e outros programas mais antigos, que ainda dependem do SafeDisc DRM, rodem nos computadores atualizados.

Em agosto, a companhia de Redmond já havia anunciado, por medida de segurança, que o Windows 10 estaria impedido de rodar qualquer jogo que utilizasse a tecnologia DRM SafeDisc e Securerom. Agora a medida chegou às demais versões do Windows que ainda recebem atualizações da empresa.

"Além das alterações listadas para as vulnerabilidades descritas no Boletim de Segurança da Microsoft MS15-097, este boletim de segurança aborda uma atualização de defesa em profundidade para o controlador secdrv.sys, um controlador de terceiros. A atualização desativa o serviço para o controlador secdrv.sys. Isso pode afetar a capacidade de executar alguns jogos mais antigos", explicou a Microsoft.

Alguns títulos famosos utilizam o DRM SafeDisc, como o Grand Theft Auto 3, The Sims e Crimson Skies.
A Microsoft explica ainda que é possível acessar alguns jogos antigos seguindo instruções para ativar temporariamente o serviço secdrv.sys de maneira manual. No entanto, a própria companhia assume que essa tarefa pode ser "um pouco complicada" para a maioria dos usuários.

Para ativar o secdrv.sys temporariamente, o usuário irá precisar digitar "sc start secdrv" no prompt de comando para ativar o controlador, entrando com "sc stop secdrv" quando desejar desativá-lo. A ação também pode ser realizada no próprio registro do Windows, no entanto, a menos que você seja um usuário avançado do sistema, é melhor não o utilizar, visto que qualquer erro pode danificar o seu SO.

Vale ressaltar também que o computador fica vulnerável a ataques quando o secdrv.sys estiver ativo. Assim, se você realmente precisa utilizá-lo, não se esqueça de realizar a desativação quando terminar de executar seu jogo.

Fonte: Microsoft


Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.