quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O smartwatch que pode espionar você

O smartwatch que pode espionar você
Um programa que permite aos relógios conectados de reconhecer as teclas que acabam de ser digitadas em um teclado já foi inventado.

Muitas vezes criticado por sua excessiva dependência de smartphones, os relógios inteligentes fariam jus ao seu nome mais do que se poderia crer. Atrás de sua placidez aparente, o smartwatch talvez seja capaz, brevemente, de recuperar suas senhas ou suas comunicações. Como? Reconhecendo as teclas digitadas no teclado.

A capacidade de um smartwatch de transcrever uma palavra ou uma mensagem é possível através de um aplicativo que foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores americanos da Universidade de Illinois: He Wang, Ted Tsung-Te Lai et Romit Roy Choundhury. Este novo programa inclui um recurso batizado Motion Leak (MoLe), que pode ser traduzido como "recuperação de movimentos. Especificamente, os sensores presentes no relógio podem detectar o "micromovimentos" executados pelo usuário. As informações obtidas, combinadas com as do acelerômetro e do giroscópio, em seguida, permitem conhecer as teclas que foram tocadas.

Uma porta aberta para o cibercrime?

Em seu estudo, os pesquisadores pediram a oito pessoas que usavam um smartwatch do Samsung que digitassem um texto composto de 300 palavras. Graças aos sensores integrados no relógio, os movimentos do pulso foram registrados e os dados comparados a um banco de dados desenvolvido pelos pesquisadores. Embora a transcrição não seja perfeita (especialmente porque o programa reconhece dificilmente a barra de espaço), os resultados surpreendem e convidam à reflexão. Daí a pergunta que podemos fazer: um aplicativo semelhante poderá ser instalado em nosso telefone sem o nosso conhecimento? O debate fica aberto, e, sobretudo, fica a certeza que ele estará de volta com força total quando o programa estiver pronto.

Foto: © Apple.via ccm
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.