sábado, 26 de setembro de 2015

Novo tipo de exame pode testar centenas de vírus diferentes ao mesmo tempo

Laboratório
Pesquisadores colombianos desenvolveram uma nova ferramenta de diagnóstico capaz de reconhecer até dois milhões de vírus conhecidos pelo homem, mesmo se eles sofrerem mutações. A novidade poderia ajudar os médicos a identificar melhor a origem exata de infecções virais, além de custar menos do que algumas opções disponíveis atualmente no mercado. 

A descoberta aconteceu no Centro de Infecção e Imunidade na Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia. Ao contrário dos testes diagnósticos atuais, o chamado VirCapSeq-VERT pode testar simultaneamente centenas de vírus diferentes, fornecendo as sequências completas de sua composição genética.

Um dos autores do novo estudo disse que a contribuição mais importante para o VirCapSeq-VERT está nas mãos dos médicos. "Se você tem pacientes com suspeita de doença viral, agora é possível, por uma quantidade muito razoável de dinheiro, caracterizar todos os vírus presentes nos indivíduos, a fim de descobrir como eles devem ser tratados", explicou o professor Thomas Briese. 

Nick Loman, da Universidade de Birmingham, não esteve envolvido na pesquisa, mas viu os resultados e acredita que eles são muito promissores. "Daqui para frente, podemos combinar técnicas como a sequenciação portátil e ter um dispositivo de diagnóstico que fornece dados extremamente ricos para os médicos e epidemiologistas. Em última análise, o que gostaríamos é um método totalmente imparcial que capture todos os patógenos conhecidos e desconhecidos, com sensibilidade apurada", disse Nick.

O VirCapSeq-VERT custa aproximadamente US$ 40 para testar 20 tipos de vírus, enquanto outros procedimentos como o esgotamento de rRNA custam cerca de US$ 65 por amostra.



Matéria completa: http://canaltech.com.br
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.