domingo, 27 de setembro de 2015

Configurar um site intranet ou uma rede social na empresa

Configurar um site intranet ou uma rede social na empresa 

Para se comunicar e dispor de um suporte de trabalho colaborativo dentro de uma empresa, ela pode criar uma site intranet ou implantar uma rede social interna. Estas soluções são, em primeiro lugar, aclamadas pelas grandes empresa. Com o barateamento dos custos e dos modos de funcionamento adaptados às pequenas e médias estruturas, as plataformas internas também podem interessar as pequenas e médias empresas. Assim, quais seriam os benefícios de um site intranet ou de uma rede social interna? Que tipo de mídia escolher e como ter certeza que ele será rentável para a empresa? 


  • Rede Intranet e os benefícios para a empresa
    • Uma resposta aos desafios humanos
    • Um acompanhamento da mobilidade
    • Custo de instalação reduzidos
  • Site Intranet ou rede social da empresa
  • As etapas a respeitar
    • Exemplos de plataformas colaborativas internas
  • Saiba mais

Rede Intranet e os benefícios para a empresa

Uma resposta aos desafios humanos

A instalação e a animação de uma rede intranet ou de uma rede social corporativa pode enfrentar diversos desafios: 
Comunicar-se melhor: facilitando a troca de informações entre os funcionários e disponibilizando certas informações. 
Encorajar as iniciativas: Destacando as ações realizadas pelos funcionários em suas tarefas profissionais ou no cotidiano da empresa. 
Criar um vínculo entre os funcionários: facilitando os contatos, como, por exemplo, abrindo uma categoria carpooling (sistema de carona) ou esportes 
<underline>Incentivar a competição entre os funcionários</bold>: oferecendo-lhes um espaço onde possam discutir o progresso de seus projetos e arquivos, e receber sugestões da equipe. 

Um acompanhamento da mobilidade

Um suporte intranet acessível à distância pode promover o desenvolvimento da telecomunicação e propor assistência remota aos funcionários em suas viagens de negócios. Uma ferramenta acessível fora da empresa (ex: no exterior) pode, assim, favorecer a produtividade

Custo de instalação reduzidos

Dependendo do suporte escolhido, os custos podem ser extremamente reduzidos para a empresa (soluções gratuitas ou com um orçamento adequado). Contudo, o custo humano, ou seja, o tempo necessário para implantar uma intranet e animá-la, deve ser levado em conta. E, para que o custo humano seja rentabilizado rapidamente, é preciso que a solução seja adotada por todos os funcionários. Para isso, é preciso que ela atenda às necessidades de todos. 

Site Intranet ou rede social da empresa

O suporte internet pode ser desenvolvido como um site intranet ou como uma rede social interna. São os usuários que devem ditar as funcionalidades necessárias e, consequentemente, a forma do suporte. Os recursos existentes dentro da empresa também devem ser levados em conta (ferramentas de colaboração ou de nuvem, fóruns internos, grupos de discussão privados nas redes sociais públicas, etc). Mas, quais são as funcionalidades a serem implantadas para favorecer o sucesso dessas iniciativas? Seria, certamente, o compartilhamento e a transferência de documentos, acrescidos de um motor de busca, de um programa de mensagens internas e/ou de discussão online, de fóruns e espaços de discussão, além da divulgação de notícias e informações. Conscientes da amplitude das grandes redes sociais, os funcionários podem tender mais a utilizar uma ferramenta que proponha recursos conhecidos. Este é o caso das funcionalidades ligadas ao "Curtir", por exemplo. Isso demonstra "um interesse crescente pelas funções sociais de compartilhamento". 

As etapas a respeitar

Um site intranet ou uma rede social corporativa, pode ser uma ferramenta de qualidade a serviço da empresa, desde que sejam desenvolvidas para os seus usuários e que proponham umconteúdo sempre atualizado. Várias perguntas podem acompanhar o lançamento deste tipo de projeto, como: Que tipo de informação será compartilhada na plataforma? Quais são as necessidades em termos de acesso e de segurança? A plataforma deve ser acessada remotamente por funcionários nos dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc)? As etapas chave para este tipo de iniciava na empresa englobam o estabelecimento de metas e necessidades, o envolvimento dos diferentes departamentos, chefes de serviço e funcionários (por meio de uma sondagem, por exemplo), a definição das funcionalidades e tópicos informativos necessários, a formação de responsáveis e de suas equipes para o uso da intranet e a sua animação permanente. Essas etapas devem ser acompanhadas por uma política de segurança reforçada. Isso diz respeito, principalmente, aos acessos remotos, aos dados sensíveis e pessoais compartilhados na intranet e à luta contra o hacking. 

Exemplos de plataformas colaborativas internas

As redes sociais profissionais 
Yammer 
Jamespot 

Fonte: CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.