domingo, 6 de setembro de 2015

Apple aposta nas pilhas a combustível

Apple aposta nas pilhas a combustível
A Apple desenvolveu uma patente de pilha a combustível que vai dar ao Mac maior autonomia.

Um MacBook que consome pouca energia e oferece uma autonomia de vários dias ou semanas, você acredita? Este tipo de computador autônomo e respeitoso do meio ambiente poderia muito em breve tornar-se realidade. É, em todo ocaso, o que sugere a patente da Apple que o Escritório de patentes dos EUA, publicou no seu website. O documento da patente, descreve um sistema de pilha a combustível que abastece um laptop lhe conferindo um tempo considerável de energia.

A empresa de Cupertino teria encontrado uma forma engenhosa para operar este tipo de bateria em um laptop. As pilhas de combustível têm três vantagens: podem armazenar uma grande quantidade de energia, não ocupam muito espaço e o peso não é muito maior do que uma bateria convencional. Esta inovação é uma grande conquista, porque, como indicado pelo site americano, "é extremamente difícil projetar sistemas de pilhas de combustível de hidrogênio que sejam suficientemente portátil e economicamente viáveis para uso em dispositivos eletrônicos".

As pilhas de combustível funcionam geralmente com hidrogênio, mas a Apple pretenderia utilizar outros compostos químicos, tais como o silicato de sódio, o boro-hidreto de sódio ou ohidreto de lítio, associados à água. Se essas pilhas oferecem uma vida mais longa do que as convencionais, será necessário, de qualquer maneira, recarrega-las de vez em quando. De acordo com a patente, apenas uma parte do equipamento deve ser substituída.

A Apple, para quem as questões ambientais estão no centro de suas preocupações, poderá em breve, abrir caminho para computadores verdes nos próximos anos.

Foto: © da Applevia CCM
Anterior
Proxima

Postador

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.