
As redes de anúncios publicitários têm sido um dos principais alvos de infecções oriundas de hackers nos últimos meses. Muitos desses malwares estão chegando aos usuários comuns e deixando seus computadores à deriva da segurança. Um estudo publicado pela empresa Cyphort, chamado de "The Rise of Malvertising", mostra que o número de malwares propagados em redes de publicidade triplicaram junho de 2014 e fevereiro de 2015, crescendo assustadores 325% no período.
Apelidado de "malvertising", os ataques utilizam malwares para infectar computadores de usuários que clicam em anúncios infectados. Esses anúncios estão em sites populares, o que torna o número de vítimas mais amplo. Os ataques normalmente infectam os computadores explorando vulnerabilidades no Adobe Flash.
Os dados se baseiam em amostras mensais colhidas pela Cyphort durante o período. O foco da empresa foram os 100 mil sites mais visitados da internet. Embora o número seja grande, ele representa apenas uma pequena parcela de toda a internet, mas o suficiente para avaliar a tendência crescente dos atacantes que infectam redes inteiras de anúncios. Como é possível observar no gráfico abaixo, o principal salto veio em agosto de 2014, quando uma grande infecção atingiu a rede de anúncios do Google, a DoubleClick.

Os pesquisadores estão preocupados com o crescimento desse tipo de praga. No início deste mês, Jerome Segura da MalwareBytes descobriu que a rede de anúncios do Yahoo! também estava comprometida com ataques de malware. "Acho que o aumento do malvertising realmente começou no ano passado e pode ser sincronizado com as falhas no Flash Player", disse Segura. "Bloqueadores de anúncios são uma solução de curto prazo, mas o núcleo do problema são as vulnerabilidades de software", alerta.
Segundo a Cyphort, os criminosos por trás dos ataques mudaram de tática em fevereiro, acrescentando novas medidas para evitar a detecção de anúncios maliciosos. A empresa acredita que os cibercriminosos irão continuar a encontrar formas de rentabilizar os seus ataques. De acordo com a Association of National Advertisers, as fraudes em redes de publicidade irão custar para os anunciantes globais US$ 6 bilhões em 2015.
"Os criminosos cibernéticos procuram sempre o ponto mínimo da resistência ao atacar redes, fazendo campanhas de malvertising de forma atraente para que possam cometer fraudes e roubar informações de empresas inocentes", disse Fengmin Gong, cofundador da Cyphort. "Esperamos que os consumidores mantenham os seus dispositivos atualizados com as últimas correções de segurança disponíveis", conclui Gong.
Fonte: The Verge e BusinessWire
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