Bancos poderão, no futuro, verificar se seus amigos têm débitos pendentes antes de conceder um empréstimo a você. Isso é o que sugere uma nova patente do Facebook, registrada nos Estados Unidos, que poderá permitir que instituições financeiras acessem o "histórico social" de seus contatos mais próximos na hora de fazer uma análise de crédito. Entenda a polêmica da 'análise de crédito'.
Bancos poderão rastrear situação financeira de seus amigos no Facebook antes de conceder empréstimos (Foto: Pond5)
A invenção menciona um sistema de bloqueio de spam teoricamente mais eficiente que, graças ao rastreio de uma rede de contatos, consegue determinar a validade de um e-mail suspeito. O problema é que a patente também engloba o mesmo sistema de rastreamento de contatos para outros fins, entre eles a concessão de empréstimos baseado nas suas conexões de amizade.
“Quando um indivíduo pede um empréstimo, o credor analisa o poder de crédito dos contatos da rede social (...). Se a classificação de crédito média desses contatos atender a uma pontuação mínima de crédito, o credor dá prosseguimento ao pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado”, descreve a patente.
Como em qualquer caso de documento de patente, dificilmente já há um produto pronto para ser lançado que use a tecnologia registrada ali. Portanto, ainda não se sabe quando e onde esse rastreio de crédito vai ser utilizado, muito menos que tipo de autorização do usuário ele deverá requerer para funcionar.
Via The Next Web, TechTudo.
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.