quarta-feira, 29 de julho de 2015

Alterar o IP no Ulteo

O que é o Ulteo

Ulteo é uma infraestrutura de desktop virtual baseada no GNU/Linux (Ubuntu) e suportada em sistemas GNU/Linux e Windows. Ela permite que aplicativos sejam executados no GNU/Linux e no Windows. Para mais detalhes sobre o Ulteo, clique aqui (em Inglês), as definições do Ulteo podem ser encontradas neste link (em Inglês) e as instruções para o Windows serão encontradas aqui(em Inglês). 

Como alterar o IP no Ulteo

Alterar o IP no Ulteo pode se tornar uma tarefa difícil. Especialmente se você não estiver acostumado a usar o DNS para serviços internos. Neste caso, escolhemos o sistema operacional universal Debian, devido à sua estabilidade. A dificuldade é quando você alterar a sessão IP do servidor, os outros dois servidores (o Windows e GNU/Linux) irão apontar para a mesma direção e a única maneira de fazê-los funcionar será reinstalar o serviço. 

Para mudar o IP, você deverá começar com o servidor das sessões. Você vai ter que mudar o IP e editar o arquivo /etc/init.d/networking restart. Em seguida, você deve reiniciar a rede. Uma vez feito isso, você deve ir para o servidor Windows e alterar o IP do seu servidor (se necessário). Em seguida, você deve ir aos Programas e Recursos, desinstalar e reinstalar o Ulteo. Ao instalá-lo, ele irá pedir a nova sessão do servidor de gerenciamento de sessões. Então, apague, a partir do portal de administração, o velho Windows e volte a adicioná-lo como um novo servidor. 

A partir daqui, dirija-se ao servidor GNU/Linux. Aqui você deve ter muito cuidado: mudar o IP leva apenas dois segundos na edição do arquivo /etc/network/interfaces

Reinicie o serviço de rede /etc/network/interfaces. E, depois de alterar o IP, você deverá ir ao/opt/ulteo/etc/hosts e ao /opt/ulteo/etc/hostname para comprovar que tenha o mesmo nome que o PC que você está utilizando. Feito isso, você deverá ir ao /opt/ulteo/etc/apache2/httpd.conf</bold> e definir o nome padrão do servidor Apache, que deve coincidir com o nome do PC. Concluído esta etapa, edite o arquivo/opt/ulteo/etc/ulteo/ovd/slaveserver.conf na session_manager = ip_a_utilizar. Reinicie o serviço ulteo-ovd-subsystem da seguinte forma: /etc/init.d/ulteo-ovd-subsystem restart

Finalmente, use o portal web de administração, exclua o velho servidor GNU/Linux e instale o novo. Lembre-se que o Ulteo usa a distribuição Ubuntu 10.04 para o sistema de ovd-slave-server (o sistema que vê como servidor Linux), pouco importa em qual sistema GNU/Linux você deve instalá-lo. Neste exemplo, tudo foi testado com o Ulteo 4 e funcionou com sucesso.

via Kioskea.
Anterior
Proxima

Postador

Postagens Relacionadas

0 comentários:

Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.