domingo, 31 de maio de 2015

Criar sistema de cupons com o Point Inside e o Foursquare

Para criar tráfego no seu site, aumentar as vendas da sua loja ou promover sua marca, uma ferramenta de marketing móvel está ocupando um lugar significativo no mercado: "o sistema geolocalizado de cupons". 
Quais são as vantagens e desvantagens? Como criar uma oferta? Descriptografia do sistema geolocalizado de cupons nas plataformas Point Inside e Foursquare


  • Ofertas geolocalizadas
  • Plataformas existentes
  • Point Inside, características e implementação
    • Vantagens
    • Desvantagens
    • Implementação
  • Foursquare, características e implementação
    • Porque fazer m-marketing com o Foursquare
    • Implementação da oferta no Foursquare
    • Reivindicar um lugar no Foursquare

Ofertas geolocalizadas

Existem dois tipos de ofertas geolocalizadas: 
- A oferta promocional: o usuário se identifica com um lugar para se beneficiar da oferta. 
- A oferta de fidelização: o usuário deve se identificar com um lugar um certo número de vezes, como a sua loja, por exemplo, para se beneficiar da oferta. 

A oferta pode ser um cupom, um desconto de uma determinada porcentagem, um produto gratuito para tal aquisição ou uma vantagem especial, como uma vaga de estacionamento, por exemplo. 

Saiba que nem todos os usuários de smartphones que passam perto de sua loja receberão a sua oferta! Legalmente, um usuário pode ser geolocalizado sem o seu acordo. O usuário deve estar cadastrado na plataforma que você escolheu para beneficiar de sua oferta de sistema geolocalizado de cupons. 

Plataformas existentes

Entre as ferramentas para implementar os cupons geolocalizados, tem: 
O Facebook 
Point Inside, novo serviço que surgiu em janeiro de 2011, disponível, por enquanto, apenas nos Estados-Unidos mas, em breve na Europa. 
Foursquare através do Twitter, aplicativo para ajudar o usuário a geolocalizar e compartilhar a informação com a sua rede. 

Point Inside, características e implementação

Vantagens

Com o Point Inside, os cupons são emitidos aos usuários de smartphones em função de seus gostos, já informados durante o download do aplicativo Point Inside. Concretamente, o usuário selecionará os seus produtos preferidos em uma lista. Ele só receberá ofertas de acordo com os seus gostos. 

Como uma empresa, você terá a certeza de que os usuários que receberão a sua oferta de desconto serão os mais interessados. Portanto, a taxa de conversão é muito mais interessante e o retorno sobre o investimento (incluindo o tempo gasto com a instalação) com esta ferramenta, é garantido. 

O Point Inside possibilita a identificação geográfica exata dos usuários, graças aos terminais de relé e aos mapas dos centros comerciais. Em um supermercado, por exemplo, é possível propor ao cliente um cupon de desconto correspondente ao bairro em que ele reside. 

Desvantagens

A oferta Point Inside não é válida em todos os smartphones. Ele só está disponível no iPhone, iPod touch, iPad e Android.

Implementação

Para que os usuários de smatphones possam beneficiar dos cupons de desconto perto de sua loja, você deverá se cadastrar no serviço Point Inside. 
Conecte-se ao Indoor Mobile Ad Platform 
Crie sua comunicação, informe-se sobre a oferta que você quer propor aos usuários do Point Inside: 
- propor cupons de desconto aos clientes que passam perto de sua loja (o mais lógico), 
- promover um evento, 
- comunicar com os seus clientes, sobre as novidades, por exemplo. 
Planeje as datas de início e fim da oferta, 
Prévisualize o anúncio, 
Arraste/solte o aplicativo em todos os lugares que quiser, 
O aplicativo estará disponível para os usuários, imediatamente. 

Para mais informações, conecte-se com o site oficial (em inglês) 

Foursquare, características e implementação

Porque fazer m-marketing com o Foursquare

A primeira vantagem óbvia: estando presente no Fousquare, você já mostra que existe. 
Estando em sua loja, o usuário compartilha a informação com toda a sua rede do Twitter. Assim, o público susceptível de ver a sua oferta geolocalizada é multiplicado pelo número de seguidores (assinantes de uma conta do Twitter) do usuário. 

O uso do Foursquare para obter cupons de desconto é lúdico. Ele cria uma competição divertida entre o usuário e as pessoas de sua rede. Um ponto positivo para a imagem de marca da empresa. 

O aplicativo Foursquare está disponível em todos os Smartphones: iPhone, BlackBerry, Android, Palm, etc. 

Implementação da oferta no Foursquare

Vá no site oficial do Foursquare
Busque o local de sua loja no Foursquare (ver abaixo: reivindicar a sua localização no Foursquare).
Clique em Referenciar este lugar
Crie uma oferta especial. Você deve escolher uma oferta: premiar a primeira visita ou a décima visita, por exemplo. Veja a lista completa das ofertas do Foursquare

Depois da implementação, veja as estatísticas do lugar: número total de chek-in, visitantes mais recentes, mais frequentes, horas de chek-in, transmissão para o Twitter e para o Facebook. 

Assim, você poderá ver se as campanhas estão funcionando, quais as que funcionam menos e poderá adaptar suas próximas ofertas em função disso, para aumentar o fluxo da sua loja. 

Reivindicar um lugar no Foursquare

O Foursquare permite que os responsáveis e/ou gerentes de lojas/bares/restaurantes, etc "reivindiquem", rapidamente, o nome e as informações de sua empresa/negócio na rede social geolocalizada, a fim de implementar ofertas especiais. A verificação é feita por telefone ou e-mail, para um ou mais locais (acima de 10 lugares, é preciso preencher um formulário). 
O procedimento (pago: US$ 10) necessita da conexão a uma conta do Foursquare. 
Veja aqui o o procedimento em três etapas

Tradução feita por Lucia Maurity y NouiraFonte: Kioskea.
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