A lista de concessão de patentes para dispositivos móveis em 2014 está cheia de nomes conhecidos, e algumas surpresas apareceram, como a IBM ultrapassando a Samsung e a Qualcomm atingindo um inédito 3º lugar. Quase no final da lista aparece a BlackBerry, que tem se tornado irrelevante nessa indústria.
O número de patentes concedidas ao mercado de smartphones e celulares dos Estados Unidos é provavelmente o que mais impressiona: uma em cada quatro está ligada ao universo dos dispositivos móveis. Fica mais fácil analisar o crescimento do ramo se compararmos com a lista de cessão de patentes de 2005, quando somente uma em cada dez era relacionada à telefonia.
No caminho oposto aos EUA, as patentes europeias concedidas ao mercado de dispositivos mobile têm caído, fato esse relacionado ao desaparecimento de empresas do Velho Continente, como Nokia e Philips. Neste ano, somente 10% das patentes da Europa tiveram a ver com mobilidade, 4% a menos que no ano passado.
A China, por sua vez, já atingiu a 3ª posição no ranking de patentes por país, atrás apenas de EUA e Japão. Os maiores responsáveis são as marcas ZTE e Huawei, mas outras companhias, como MediaTek e Xiaomi, também contribuíram para a ascensão chinesa.
Veja abaixo um gráfico mostrando a evolução do número de patentes nos EUA e na Europa nos últimos 25 anos:
Fonte: Recode
Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br
0 comentários:
Os comentários serão moderados antes de publicar! respondo todos, obrigado por comentar.